1. Início
  2. Notícias
  3. 2023
  4. Janeiro

Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás recebe a exposição “Ensaio para voar: memórias e pássaros”

A mostra apresenta obras de Celso Bordignon, Christian de Lima e Juventino Dal Bó

Publicada dia

A Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, já está se preparando para realizar a abertura da exposição “Ensaio para voar: memórias e pássaros” de Celso Bordignon, Christian de Lima e Juventino Dal Bó, no dia 03 de fevereiro, às 19h. A mostra é aberta ao público e pode ser conferida gratuitamente até o dia 05 de março.

Ao longo das últimas décadas, em gerações distintas no espaço tempo, em paralelo as produções artísticas, os três artistas dedicaram-se ao cuidado da preservação da memória, buscando estimular as relações entre os espaços culturais e a comunidade.

Para a mostra, três amigos unem-se num trabalho artístico em que se propõem um exercício utilizando as técnicas que lhes são mais familiares: Bordignon, a pintura encáustica; Lima, os desenhos em carvão; e Dal Bó, a assemblage. Buscam no romancista e poeta italiano Erri de Luca (1950), referência para a criação das mais de 25 obras que formam a mostra.

A exposição “Ensaio para voar: memórias e pássaros” abre juntamente com uma visita guiada mediada pelos artistas, no dia 03 de fevereiro, às 19h, de forma presencial e gratuita no Centro de Cultura Ordovás. Além disso, haverá outra atividade voltada para o Programa Educativo UAV, na qual para obter informações é necessário acessar a plataforma da UAV DIGITAL: sites.google.com/view/uavdigital.

Artistas:

Celso Bordignon, possui formação em Filosofia (UCS); Teologia (PUC): Desenho e Pintura (Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, Escola de Arte Visuais/ Universidade Santa Úrsula/RJ); Dr. em Arqueologia Paleo Cristã (Roma – PIAC) na área da pintura antiga e medieval; Iconografia Bizantina (Centro Ecumênico Russo – Trento/ Itália). Atua nas seguintes áreas: pintura, desenho, iconografia bizantina, restauração e conservação de obras de arte. É diretor do Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul – MusCap. Foi professor de pintura e desenho na Universidade de Caxias do Sul. Realizou exposições individuais na Galeria de Arte da Casa de Cultura Gerd Bornheim e Coletivas em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Caxias do Sul.

Christian de Lima é historiador pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, é formado em artes plásticas pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Atua nas seguintes áreas: Educação, História, Patrimônio Cultural e Arte. É coordenador do Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Desempenha suas atividades artísticas no Atelier São Lucas em Caxias do Sul, orientado pelo professor Dr. Celso Bordignon. Participou de exposições coletivas e individuais. Em Caxias do Sul, realizou a individual na Galeria Municipal Gerd Bornheim. Utiliza como técnicas a pintura encáustica, acrílica/óleo e Carvão, entre outras

Juventino Dal Bó é professor, historiador, museólogo e artista visual. Dedicado à defesa e conservação do patrimônio cultural, é formado em História pela Universidade de Caxias do Sul, curso do qual foi professor e coordenador. Diretor do Museu Municipal de Caxias do Sul em diferentes períodos, assumiu a direção do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal da Cultura no período de 1997 a 2004. Paralelamente a estas atividades, participou de inúmeras exposições coletivas e em 1988 entrou em uma individual – Estudos para um Cenário – a partir da qual seguiram “Mnemósine – releituras das caixas de lembranças”, 1994; Frida Kahlo: (Re)cortes”, 1994; “Fragmentos”,2004; Viagens Manipuladas”, 2013; “Relicário de Amor e de Morte”, 2014; “Talvez o vento saiba”, 216. A assemblage e a colagem, juntamente com técnicas ditas não nobres como a fototransferência, a reprografia, e o grafite, são suas ferramentas no caminho que escolheu nas artes.

Visita Guiada da Exposição

“Ensaio para voar: memórias e pássaros” de Celso Bordignon, Christian de Lima e Juventino Dal Bó.

Dia: 03 de fevereiro de 2023, às 19h.

Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Confirme sua presença na UAV DIGITAL: sites.google.com/view/uavdigital

Atividade presencial e gratuita.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Obra de Juventino Dal Bó

Foto por Divulgação SMC

Obra de Christian de Lima

Foto por Divulgação SMC

Obra de Celso Bordignon

Foto por Divulgação SMC