1. Início
  2. Notícias
  3. 2023
  4. Janeiro

Município de Caxias terá programa para desenvolvimento de startups

Iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação será oficializada em fevereiro

Atualizada dia

Após a consolidação do Inova Caxias, incentivo fiscal para projetos de inovação de empresas certificadas, o Município de Caxias do Sul agregará um programa de desenvolvimento de startups. A apresentação oficial ocorrerá durante o Mind7 Startup, encontro de ecossistema de inovação da Serra Gaúcha programado para os dias 8 e 9 de fevereiro, em Caxias do Sul.

O Startup Caxias é um programa de fomento e aceleração de startups, que objetiva estimular e apoiar o empreendedorismo inovador, conectar iniciativas locais aos demais polos mundiais de tecnologia e promover o município como centro de referência internacional de empreendedorismo e inovação. A diretora da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI), Raissa Camps, explica que o programa Startup Caxias faz parte do Plano Anual de Inovação, o qual tem como objetivos a disponibilização de um ambiente que estimule o desenvolvimento econômico e social, o fomento de negócios inovadores, atração de empresas de base tecnológica e a modernização da administração pública, promovendo a desburocratização por meio da mudança de modelo mental e transformação digital.

O Plano Anual de Inovação é de responsabilidade da SDEI, validado e executado junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação. O plano é também resultado da Política Municipal de Inovação, originado a partir da Lei Municipal de Inovação n° 8752/21 e da lei complementar n° 671/21, que instituiu o Programa Inova Caxias. Caxias foi uma das primeiras cidades do Brasil a regulamentar a nova modalidade de soluções inovadoras via marco legal das startups.

Para este ano, a SDEI projeta a execução de outro programa de inovação, o Gov.Lab, que busca modernizar o serviço público por meio da inovação e transformação digital. O Gov.Lab regulamenta o contrato público para solução inovadora, modalidade de licitação especial trazida pelo marco legal das startups (lei complementar federal 182/2021), e a realização de provas de conceito no setor público. O programa também prevê a criação de living labs (laboratórios vivos) para teste de soluções inovadoras e tecnológicas na cidade, a promoção de maratonas de inovação e programação (hackathons), além da formação de lideranças para a inovação na Prefeitura.

Em paralelo aos programas executados no Plano Anual de Inovação, houve a concretização da parceria de Caxias do Sul com a Tech Road, iniciativa resultado de união com Curitiba (PR), Joinvile e Florianópolis (SC), e Porto Alegre. O propósito é posicionar a cidade como ambiente favorável à inovação, visando atrair olhares de empresas, investimentos e talentos.

Entenda

Marco Legal das Startups: nome dado à Lei Complementar nº 182/21, cujo objetivo é fomentar o nascimento e crescimento de mais startups no país, criando vantagens para esse segmento, como a possibilidade de oportunidades de essas empresas prestarem serviços para o governo com algumas seguranças jurídicas.

Startups: são organizações empresariais ou societárias, nascentes ou em operação recente, caracterizadas pela inovação aplicada aos negócios, produtos ou serviços ofertados.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Maratona da Inovação

Foto por Raissa Camps, Banco de Dados

Maratona da Inovação

Foto por Raissa Camps, Banco de Dados