A Prefeitura e o Samae inauguraram neste sábado (14) as extensões de rede de água na comunidade Linha Morro Santa Cruz, em Vila Oliva. A localidade tem falta de abastecimento histórico. Desde 2005, os moradores buscavam alternativas junto ao poder público para sanar o problema.
A obra executada conta com um centro de reservação, que será capaz de armazenar 30 mil litros de água, em dois reservatórios de 15 mil litros. De lá, a água percorre 1.770 metros de canos em PVC que abastecem 24 famílias. Foram investidos aproximadamente R$ 170 mil e a obra foi executada pela empresa Nort Brasil.
“O Samae faz um trabalho inquestionável para Caxias. A comunidade soube reivindicar, unida. Com 30 mil litros de água a comunidade está bem atendida. A Prefeitura está investindo no interior, com a aquisição de veículos, equipamentos e maquinários. A subprefeitura vai estar preparada para atender os moradores”, argumentou o prefeito Adiló Didomenico.
O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, ponderou que não há como mensurar o valor de se ter água na torneira. Também pediu que a água seja usada com consciência.
“Continuem cuidando das vertentes que eram usadas antes. Se puderem, continuem usando a água das vertentes para outras atividades e priorizem esta água para consumo”, orientou.
O morador Valtuir Rech falou em nome da comunidade e agradeceu ao prefeito e ao presidente do Samae. “Faz mais de 20 anos que estamos atrás dessa água. Esse é o caminho para as regiões como a nossa. Ficou muito bom”.
Ao final, o padre Olimiro Dalberto abençoou a chegada da água na comunidade. Estavam presentes também o secretário de Urbanismo, João Uez, o vereador Ricardo Daneluz, o subprefeito de Vila Oliva, Tamiel Bergamim, e moradores da localidade.
Quase 100 km de rede
O Samae tem investido fortemente em extensões e substituições de redes de água principalmente no interior. Em 2021, foram implantados 48 quilômetros de rede e, em 2022, 46 quilômetros, ou seja, em dois anos, foram mais de 94 km. Esse investimento beneficiou em torno de 6 mil famílias, o que representa um investimento de R$ 10 milhões por parte da autarquia.
Foto por Samuel Maciel
Foto por Samuel Maciel
Foto por Samuel Maciel
Foto por Samuel Maciel
Foto por Samuel Maciel
Foto por Samuel Maciel
Foto por Samuel Maciel
Foto por Samuel Maciel