Na manhã desta quarta-feira (01/02), a URBTEC™, consultoria contratada para o desenvolvimento do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob Caxias), conduziu um workshop sobre acessibilidade e pedestrianização, no auditório da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). A atividade contou com a participação de servidores de cargos técnicos de toda a Administração Municipal e de entidades da sociedade civil, como institutos e conselhos de classe.
O diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi, informou que o workshop serviu para apresentação de dados do pré-diagnóstico, ou seja, informações previamente tabuladas a respeito da mobilidade urbana da cidade, e que passarão por análises mais profundas. “Apresentamos questões sobre a circulação de pedestres na cidade. Através dos dados, primários e secundários, apontamos as dificuldades apresentadas na acessibilidade, principalmente na área central do município. Tivemos a presença de contribuições expressivas da sociedade, de como fazer e de o que podemos fazer, para melhorar a acessibilidade e a pedestrianização em Caxias do Sul”, apontou.
Entre os temas abordados, a situação de rampas de acessibilidade e piso tátil nos passeios públicos da área central. A URBTEC™ também identificou que cerca de 15% das viagens diárias da população são realizadas a pé. Deste público, mais da metade disse aos pesquisadores que opta pelo deslocamento a pé por ser mais barato. Todas as informações apresentadas são preliminares e poderão sofrer alterações no decorrer do processo de desenvolvimento do Planmob Caxias.
Na noite de terça-feira (31/01), a URBTEC™ havia realizado um workshop sobre ciclomobilidade no auditório do Centro Administrativo. O encontro contou com as presenças de grupos de ciclistas e de servidores da SMTTM. Na apresentação, a URBTEC™ apresentou dados do pré-diagnóstico nos quais foram constatados 8,5 quilômetros de rotas cicloviárias em Caxias do Sul. Os dados preliminares ainda indicam que apenas 1,5% da população utiliza a bicicleta como meio de transporte. Conforme o censo populacional mais atual do IBGE, de 2021, o percentual equivaleria a cerca de 7,8 mil ciclistas.
Foto por Rodrigo Rossi
Foto por Rodrigo Rossi
Foto por Rodrigo Rossi
Foto por Cleberson Babetzki
Foto por Cleberson Babetzki