1. Início
  2. Notícias
  3. 2023
  4. Março

27 mil pessoas prestigiam a 1ª edição do Acqua Fest

Evento alusivo ao Dia Mundial da Água e ao aniversário de 57 anos do Samae também arrecadou meia tonelada de alimentos

Publicada dia

A primeira edição do Acqua Fest, evento realizado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e pela Prefeitura de Caxias do Sul nos dias 25 e 26 de março reuniu 27 mil pessoas em um final de semana de muita diversão e conscientização no Parque dos Macaquinhos. A principal atração foi o toboágua com 150 metros de descida, onde milhares de crianças e adultos se divertiram. Os 12 mil litros de água utilizados para trazer adrenalina ao público serão reutilizados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) no dia 2 de abril para limpeza e revitalização da Praça Dante Alighieri, ação pertencente ao Programa Luz, Cor e Flor. O evento arrecadou meia tonelada de alimentos não perecíveis, sugestão para quem viesse participar da brincadeira.

No estacionando da prefeitura, outros brinquedos fizeram a alegria da criançada como um toboágua menor, futebol de sabão e camas elásticas. Para ter acesso às atividades, era necessário participar de alguma das várias oficinas disponibilizadas pelos parceiros do evento e, assim, conquistar um valor em “economis”. A moeda corrente do evento era trocada em uma estação especial montada pelo Procon para realizar o câmbio: a Proconlândia.

Além dos brinquedos, o Acqua Fest promoveu atividades de conscientização ambiental nos estandes do Samae, falando sobre a preservação da água; da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), explicando sobre separação e destinação correta de resíduos; e da Semma, com jogos sobre sustentabilidade. Durante o evento, a pasta distribuiu 1,5 mil mudas de temperos e flores. Também foram feitos 85 cortes de cabelo e 65 massagens pelos alunos do Instituto Mix. O evento ainda contou com parceiros que disponibilizaram diversos serviços como aferição de pressão, pinturinhas para crianças, brincadeiras, jogos educativos, oficinas educativas e muito mais.

A animação da festa foi garantida pela programação cultural voltada para todos os públicos. Outro destaque do evento foram os food trucks estacionados na rua Alfredo Chaves, que ofereceram crepe, cachorro quente, espetinho de churrasco e pipocas para os visitantes.

De acordo com o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, o Samae e a prefeitura já planejam a segunda edição do Acqua Fest. “Estamos muito felizes com o resultado e a participação de toda a sociedade. A maioria dos participantes nos pediu para promovermos mais vezes esse evento. Vamos inserir no calendário do Município para tornar-se um evento oficial”, anunciou.

O evento contou com patrocínios da Intral e Sicredi, apoio do Procon, Unimed, Sesc e Fundação Marcopolo.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Acqua Fest

Foto por Andreia Copini

Acqua Fest

Foto por Andreia Copini

Acqua Fest

Foto por Andreia Copini

Acqua Fest

Foto por Andreia Copini