1. Início
  2. Notícias
  3. 2023
  4. Março

Assinado contrato para revisão do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos

O Instituto do Meio Ambiente do CNTL-Senai será responsável pela prestação de serviços técnicos da atualização

Publicada dia

A revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Caxias do Sul teve partida oficial e prática nesta quinta-feira (30/03). Esse início ocorreu com a formalização da assinatura do contrato entre a prefeitura e o Senai-Fiergs, este segundo responsável pela prestação de serviços técnicos especializados para o processo de examinação, que estará a cargo do Instituto do Meio Ambiente do Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL-Senai). O documento foi avalizado pelo prefeito Adiló Didomenico, pelo secretário do Meio Ambiente (Semma), João Uez, e pelo consultor de Relações Institucionais do Senai-Fiergs e Acesso ao Mercado, Marcino Fernandes Rodrigues.

O prefeito salientou o pioneirismo de Caxias do Sul na coleta seletiva (em 1991) e na coleta mecanizada. “Tomara que nós sejamos também referência na revisão do plano. Somos o único município com mais de 10 mil pessoas no Brasil que tem todo o controle da cadeia da água, esgoto, coleta e destinação de resíduos”, comentou. E prosseguiu: “Temos a obrigação de ser modelo, de ser exemplo. Quem bom a gente pode fazer isso”.

O secretário Uez disse que o processo já estava em andamento, se encaminhando para a finalização e assinatura do contrato quando assumiu a Semma há cerca de 60 dias, mas que toda a Secretaria está à disposição para colaborar no trabalho. “E a ideia é tentar reduzir o prazo de entrega dessa revisão, que é de nove meses, o mais rápido possível”, disse Uez. Dentro desse espírito de agilidade, no início da tarde desta quinta já ocorreu a primeira reunião de trabalho entre técnicos do Instituto do Meio Ambiente e da Semma.

“Desde o início do mandato do prefeito Adiló e da vice Paula (Ioris) temos conversado muito, trazendo algumas sugestões para o município, como a Educação Ambiental de multiplicadores e a revisão e atualização do Plano de Gestão de Resíduos de Caxias, que está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos”, lembrou Rodrigues. "Muitos municípios abandonaram as atualizações. Caxias então deverá ser uma referência não só no Estado, mas no Brasil. Nosso propósito é esse. E não só nesta revisão, mas também na integração com a sociedade, principalmente com o setor produtivo, com os grandes geradores”, prosseguiu o consultor do Senai-Fiergs. Ele acredita que não há uma forma de trabalhar o plano se não for de uma forma coletiva.

A gerente de Operação do Instituto de Meio Ambiente do CNTL-Senai, Darlene Rodrigues, que irá comandar o trabalho em Caxias junto com a coordenação da responsável de Serviços de Tecnologia e Inovação do CNTL, Lisiane Metz, argumentou que o Senai tem a tradição e é conhecido pela área de capacitação, mas nos últimos 10 anos tem investido em tecnologia. “Temos expertise nesse assunto (Planos de Gestão de Resíduos) e, junto com nossa equipe, pretendemos fazer um grande trabalho e ajudar o município na sua gestão”.

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Prefeito acredita que Caxias será referência também com o trabalho de revisão do PMGRS

Foto por Natália Silvestre Soares

Foto por Natália Silvestre Soares

Foto por Natália Silvestre Soares

Marcino Fernandes Rodrigues , consultor de Relações Institucionais do Senai-Fiergs e Acesso ao Mercado

Foto por Natália Silvestre Soares

Foto por Natália Silvestre Soares