1. Início
  2. Notícias
  3. 2023
  4. Março

Caxias do Sul assina parceria com RedeRS.Labs no South Summit Brazil

Adesão à iniciativa do Governo do Estado, concretizada no evento South Summit Brazil, integra a cidade a um coletivo de ambientes de inovação

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul firmou na manhã desta sexta-feira (31/3) um documento firmando parceria com a Rede de Laboratórios Públicos do RS – RedeRS.Labs. O documento foi assinado no palco RS Innovation Stage, do South Summit Brazil 2023, em Porto Alegre, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI), Élvio Gianni.

O RedeRS.Labs é um coletivo de laboratórios e ambientes de inovação que, unindo esforços de diferentes órgãos e instituições que compõem o setor público gaúcho, busca tornar o Rio Grande do Sul um estado referência na prestação de serviços públicos e geração de impactos sociais.

A rede buscará sensibilizar os participantes sobre a importância da criação de um ecossistema de inovação no setor público, a partir de uma visão centrada no ser humano, na cocriação, na troca de conhecimentos, no compartilhamento de dados, na agilidade, na acessibilidade, na desburocratização, na integração de serviços e no relacionamento com os diversos atores da sociedade: academia, empresas, sociedade civil organizada e cidadãos.

Para o secretário Élvio Gianni, a importância de Caxias do Sul participar da RedeRS.Labs se dá pela relevância do Gov.Lab, um programa municipal de Inovação na Administração Pública que busca uma mudança cultural no setor público, com formação de pessoas em metodologias de Desenvolvimento de Inovação, a contratação de soluções inovadoras pelo marco legal das startups e a realização de Provas de Conceito (POCs).

“Para que o setor público avance é importante que dentro do serviço público haja uma mudança cultural. E como vamos fazer isso? Através dessa parceria entre iniciativa privada e entre os demais municípios que já estão avançando. Caxias está aqui porque já estamos praticando isso. Então, nesse processo de colaboração a gente pode aprender e contribuir com as boas práticas que já estamos executando. Dessa forma, ganha Caxias, ganha o Estado e ganham os demais municípios que vão ser participativos e que vão integrar essa rede”, afirma Gianni.

A liderança da RedeRS.Labs será compartilhada por indivíduos e organizações que, por acreditarem no potencial da inovação em transformar positivamente o seu entorno, estão comprometidos em trabalhar juntos para tornar esse propósito uma realidade.

Os membros atuarão conjuntamente para construir patamares mais elevados de desenvolvimento social e sustentabilidade, principalmente com base nos seguintes eixos: Soluções Inovadoras, Ambientes de Inovação, Compartilhamento de Soluções Inovadoras e Boas Práticas, Ecossistema de Inovação, Aceleração da Transformação Digital, Cultura para Inovação, Participação Social, Regulamentação, Contratações, Compartilhamento de Dados, Pesquisas e Publicações.

O evento contará com a participação de diversos speakers, gestores públicos, autoridades e chefes de Poderes, inclusive o Governador do Estado, Eduardo Leite.

Saiba mais:

Soluções Inovadoras: promover o levantamento de necessidades e problemas comuns enfrentados pelo serviço público e atuar na experimentação e desenvolvimento colaborativo de soluções para o aperfeiçoamento dos serviços prestados e aumento da efetividade das políticas públicas.

Ambientes de Inovação: estimular o desenvolvimento de áreas e ambientes de inovação no âmbito do setor público e compartilhar conhecimentos e experiências para apoiar sua estruturação.

Compartilhamento de Soluções Inovadoras e Boas Práticas: atuar como facilitar no processo de compartilhamento de soluções inovadoras e boas práticas, contribuindo para a elevação da qualidade e integração dos serviços prestados pelo ecossistema público.

Ecossistema de Inovação: difundir ações para a abertura das instituições públicas para o ecossistema de inovação, com a instituição de programas de inovação aberta, parcerias com Universidades, Centros Tecnológicos e outras redes públicas, contratação de hackathons, assim como apoiar o empreendedorismo inovador e o ecossistema de inovação tecnológica direcionado ao setor público.

Aceleração da Transformação Digital: promover ações para acelerar a transformação digital nos órgãos e instituições públicas e ampliar a oferta de serviços digitais à sociedade.

Cultura para a Inovação: disseminar a cultura da inovação no serviço público, promover a formação e desenvolvimento de competências para a inovação em servidores e agentes públicos.

Participação Social: sensibilizar a sociedade sobre o valor gerado por meio da inovação e engajá-la na construção de soluções.

Regulamentação: contribuir para o aperfeiçoamento da legislação vigente e desenvolvimento de regulamentações relacionadas à inovação nas instituições públicas e ambientes de inovação do estado.

Contratações: realizar estudos e desenvolver metodologias para a viabilização da contratação e desenvolvimento de soluções inovadoras pelas instituições públicas, considerando a legislação e regulações vigentes, primando pela sustentabilidade.

Compartilhamento de dados: promover o compartilhamento de dados entre os órgãos e instituições públicas e incentivar a formulação de estratégias e soluções conjuntas com base em dados.

Pesquisas e Publicações: promover pesquisas e publicações com a finalidade de desenvolver e disseminar conhecimentos e metodologias relacionadas à inovação no setor público.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Raissa Camps

Foto por Raissa Camps

Leia também:

Prefeito Adiló participa de painel sobre TechRoad no South Summit

Vice-prefeita e comitiva têm encontro com o prefeito de Taipei