Após um hiato de cinco anos desde a última edição, que havia acontecido em 2018, Caxias do Sul sediou nesta semana o 29º Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana. Entre quarta (15/03) e quinta-feira (16/03), representantes de 14 municípios gaúchos e de outras cinco cidades brasileiras debateram acerca de temas segmentados dentro da mobilidade urbana. O evento ocorreu na sede da Fundação Marcopolo. Na quinta-feira, a programação iniciou com visita à planta fabril da Marcopolo, em Ana Rech.
O secretário municipal de Trânsito de Caxias do Sul, Alfonso Willenbring Júnior, destaca que a ação que prevaleceu no fórum foi a troca saudável de experiências entre os dirigentes. Enfatiza que o teor dos debates conjurou semelhanças entre municípios, como as dificuldades enfrentadas pelas cidades em relação ao transporte coletivo. Também elogiou assuntos como a regulamentação dos transportes por aplicativos, parcerias do Detran/RS e do Cetran/RS, apresentações da proposta do Marco Regulatório do Transporte, além de novas tecnologias aplicadas à mobilidade e eletromobilidade.
Foto por Rodrigo Rossi
Foto por Rodrigo Rossi
Foto por Rodrigo Rossi
Foto por Rodrigo Rossi
Foto por Rodrigo Rossi
Foto por Rodrigo Rossi
Foto por Rodrigo Rossi
Foto por Rodrigo Rossi
O secretário-executivo da Associação Nacional de Transportes Públicos, Alexandre Resende, esteve presente e participou dos debates. A vice-prefeita Paula Ioris manifestou sucesso aos participantes e ressaltou a importância da troca de experiências entre os municípios presentes. Com o encerramento do fórum, o presidente Orion Ponsi, de Santa Maria, e o vice-presidente Adão de Castro Júnior, de Porto Alegre, redigirão uma carta contendo solicitações e reivindicações dos municípios, a qual será encaminhada aos governos estadual e federal.
Além daqueles ora citados, participaram do fórum representantes dos municípios de Belo Horizonte (MG), Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Goiânia (GO), Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Praia Grande (SP), Rio Grande, Salvador (BA), Santa Maria, São Francisco de Paula, São Leopoldo, São Paulo (SP), Sapucaia do Sul, Torres, Triunfo, Gravataí e Palmeira das Missões.