1. Início
  2. Notícias
  3. 2023
  4. Março

Governador Eduardo Leite garante investimentos nos acessos ao futuro Aeroporto Regional, em Vila Oliva

“O Estado vai entrar forte para garantir essas obras de infraestrutura”, afirmou, durante encontro da Amesne em Bento Gonçalves

Atualizada dia

O governador Eduardo Leite garantiu que o Estado irá investir nos acessos ao futuro Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que será construído no distrito caxiense de Vila Oliva. Ao participar de encontro com 30 prefeitos da Associação de Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) nesta sexta-feira, 17, em Bento Gonçalves, Leite destacou o impulso que o empreendimento trará ao turismo e aos negócios da região.

“Conversamos com o prefeito Adiló (Didomenico) sobre o acesso ao novo aeroporto de Vila Oliva. O Estado vai entrar forte para garantir essas obras de infraestrutura . A gente quer ver toda essa vocação de trabalho, de capacidade de geração de riqueza da Serra Gaúcha, se transformando em mais empregos, mais oportunidade de renda para todo mundo”, afirmou o governador, durante encontro que teve como pauta o trabalho temporário em propriedades rurais.

Eduardo Leite e secretários foram a Bento Gonçalves para estabelecer um plano de trabalho a partir dos recentes acontecimentos de casos de trabalho análogo à escravidão descobertos na região e as medidas tomadas em relação ao tema. A intenção do governo estadual é orientar, a partir das prefeituras, todos os produtores que utilizam mão de obra temporária nesta época do ano, em razão da colheita da uva, para evitar situação semelhante à registrada recentemente.

"Essa região foi forjada pelo trabalho, pela história de gente que saiu de lugares que, infelizmente, estavam sendo hostis economicamente ou com conflitos e que vieram construir um novo lar. Não podemos culpabilizar mais de 20 mil produtores por causa de casos isolados, mas devemos estar vigilantes para que isso não se repita", disse o governador.

Projetos em andamento

Na quinta-feira, 16, o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costela, esteve em Caxias do Sul para tratar dos projetos de acessos ao aeroporto. Em reunião com os prefeitos de Caxias, Adiló Didomenico, e de Gramado, Nestor Tissot, o diretor do DAER, Luciano Faustino, e secretários e técnicos dos dois municípios, ficou acordado que os projetos e estimativa de custo já prontos serão todos encaminhados ao DAER e a complementação com projetos básicos e os respectivos investimentos.

A ligação hoje existente até o local do futuro aeroporto é a estrada estadual que parte da Rota do Sol em direção a Fazenda Souza, e de lá para Vila Oliva. Nesse trajeto, é necessário fazer um contorno viário à sede do distrito, para desviar o tráfego.

Os demais acessos ao futuro aeroporto são a ligação de São Marcos a Vila Seca, que tem extensão de 8 quilômetros e projeto executivo concluído; a ligação entre o aeroporto ao via Apanhador na Rota do Sol, com extensão de 14 quilômetros, com o objetivo de beneficiar os Campos de Cima da Serra e suas áreas turísticas como parques nacional e estadual já concedidos; e a ligação com a Região das Hortênsias, de Vila Oliva a Gramado, que requer, entre outras obras, a construção de uma nova ponte.

Depois que todo o material estiver concluído, será feita uma reunião na presença do governador Eduardo Leite para definições quanto à participação financeira do Estado nas obras. Essa foi uma demanda que veio do governo estadual - ratificada pela garantia dada por Eduardo Leite nesta sexta-feira.

Há 10 dias, o aeroporto foi um dos temas da agenda do prefeito Adiló Didomenico em Brasília. No último dia 28 de fevereiro, foi realizado o pedido de licenciamento ambiental junto à Fepam.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Em encontro marcado para tratar do trabalho em propriedades rurais, Adiló recebeu boa notícia

Foto por Juliane Ribas

Encontro reuniu 30 prefeitos da região

Foto por Juliane Ribas

Projeto do futuro Aeroporto

Foto por Reprodução