1. Início
  2. Notícias
  3. 2023
  4. Março

Prefeito Adiló Didomenico recebe ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho

Visita de cortesia encerrou agenda do ministro na Serra

Publicada dia

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, recebeu nesta segunda-feira (20/3) a visita do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. O encontro encerrou a agenda do ministro na Serra Gaúcha. Em pauta, as características da agricultura em Caxias do Sul e medidas para garantir a legalidade e dignidade do trabalho, sobretudo em época de colheita.

Antes de visitar Caxias, o ministro esteve em Bento Gonçalves, onde um caso de trabalho análogo à escravidão foi descoberto há um mês. “Foi motivada (a viagem ao Estado) por esse processo tão desagradável. Infelizmente, não é só aqui. É em Goiás, São Paulo…”, disse o ministro.

Marinho defende a colaboração de todas as esferas para prevenir fatos como esses. “Isso não atinge só um setor econômico, o Rio Grande do Sul. Atinge o Brasil. Você cria um sentimento que todo mundo no país tem a prática do trabalho escravo. Muitas vezes nem é o exportador que restringe os negócios, é o consumidor. Lá na gôndola do supermercado, diz: ‘É do Brasil, então não vou comprar isso porque deve ter trabalho escravo, deve ser do garimpo ilegal.’”, argumenta o ministro do Trabalho.

O prefeito apresentou para Luiz Marinho o perfil agrícola de Caxias do Sul. “Nossa região é formada por pequenas propriedades, altamente produtivas. Somos os maiores produtores de hortifrutis do Rio Grande do Sul, abastecemos 75% do Ceasa Serra e 25% da Ceasa Porto Alegre, vendemos para 18 estados. São 3,5 mil famílias na área rural”, explicou Adiló.

Adiló Didomenico lembrou que Caxias é fruto da migração. “Eu mesmo sou fruto disso”, lembrou, ao falar que chegou ao município aos 17 anos para tentar a sorte. Adiló lembrou que em 2022 a cidade recebeu 32 pessoas de nacionalidades diferentes, todas bem acolhidos, e citou que hoje há mais de 700 crianças na rede municipal de ensino que não falam português. “Foram contratados professores para poder ensiná-las”, destacou

O prefeito aproveitou a oportunidade para fazer um convite para o ministro vir visitar o município em uma próxima oportunidade para conhecer, em especial, o trabalho feito na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra). “Programas como esses não têm como dar errado”, argumentou o ministro, reforçando que são ações voltadas à educação e à capacitação. “Quem garante o alimento na mesa dos brasileiros são os pequenos produtores” afirmou Luiz Marinho.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Natália Silvestre Soares

Foto por Natália Silvestre Soares

Foto por Natália Silvestre Soares