Um ano após assinarem o acordo de parceria que deu início à Tech Road, no South Summit Brazil 2022, representantes das prefeituras de Caxias do Sul, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e Joinville retornaram ao palco do evento, sediado na capital gaúcha, na quinta-feira (30/3), para falar sobre os resultados já alcançados pela iniciativa e as metas para os próximos anos.
Em sua fala, o prefeito caxiense, Adiló Didomenico, destacou o potencial do sul do país na área da inovação e a importância da união entre os três estados para a troca de informações e criação de um ecossistema regional de tecnologia e inovação cada vez mais integrado. “Esse é um movimento extremamente disruptivo, pois traz a colaboração entre cidades, algo muito comum na iniciativa privada, mas ainda novo para o setor público”, pontuou.
O prefeito ainda citou as ações que vêm sendo colocadas em prática pelo município, desde 2021, para tornar o terreno propício para o desenvolvimento de projetos e empresas no setor da inovação. Destacou a criação da Lei de Inovação, uma das legislações mais atualizada a nível nacional, que possibilitou a implementação dos programas Inova Caxias, que reduz pela metade impostos para startups e empresas de base tecnológica, e do Startup Caxias, programa municipal para fomento de startups.
Também participaram do painel o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto; o diretor da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Curitiba, Paulo Krauss; e os secretários do Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Pires, e de Joiville, Fernando Bade.
Tech Road
A Tech Road - Rodovia da Tecnologia - une as cinco maiores cidades do Sul do país em uma rede de cooperação inédita para fortalecer o desenvolvimento econômico inovador, atrair investidores e possibilitar o crescimento de eventos e empresas de base tecnológica para que a região se torne referência nacional e mundial em ciência, tecnologia e inovação.
Entre as principais ações já realizadas estão a formulação do plano de trabalho e a participação, por meio de um estande próprio, no Web Summit Lisboa, em 2022, o maior evento de startups do mundo, que colocou as cidades no radar internacional de investimentos e negócios.
Foto por Divulgação