O prefeito Adiló Didomenico e a vice-prefeita Paula Ioris, receberam nesta quarta-feira (22/03), a gerente sênior de programa da OIM, Michelle Barron, a assistente de gestão de projetos - USAID Rumy Solano, o coordenador de projeto da OIM – RS, Iurqui Pinheiro e os assistentes Amanda Martins e Paulo Romeo, da Organização Internacional para as Migrações (OIM). A organização faz parte do Sistema das Nações Unidas como a principal organização intergovernamental que promove a migração humana e ordenada para o benefício de todos.
A OIM, Agência da ONU para as Migrações, existe desde 1951 e está presente no Brasil desde 2016. É o principal organismo intergovernamental no campo da migração que trabalha em estreita colaboração com parceiros governamentais, intergovernamentais e não-governamentais. Com escritórios em mais de 100 países, sede em Brasília e presença em 11 estados, a OIM dedica-se a promover uma migração segura, ordenada e digna para o benefício de todos, fornecendo serviços e consultoria para governos e migrantes.
Segundo a gerente sênior de Programa da OIM, Michelle Barron, a OIM desempenha um papel fundamental no processo de atingir a Agenda 2030 por meio de diferentes áreas de intervenção.“No Brasil, a OIM oferece apoio a migrantes, retornados, deslocados internos e às comunidades de acolhida, trabalhando em cooperação com governos e a academia”, disse a gerente.
A OIM trabalha também no desenvolvimento de orientações de políticas para migrações, na formulação de estratégias globais, na gestão de conhecimento relacionado aos setores de migração “mais convencionais”, incluindo migração laboral e facilitada, migração e desenvolvimento, combate ao tráfico, retorno voluntário assistido, saúde de migrantes, assistência a migrantes vulneráveis, imigração e gestão de fronteiras, além de capacitações gerais em gestão migratória.
Para o prefeito Adiló Didomenico a visita de aproximação da Organização com o Executivo foi de grande valia para a cidade. “É muito bom podermos contar com apoio e parceria para a construção de políticas públicas e reforço na estrutura de governo para bem acolher a todos. Termos a OIM, a ONU e UNESCO agindo em prol da imigração é de extrema importância para Caxias do Sul”, disse o prefeito de Caxias do Sul.
A vice-prefeita Paula Ioris que acompanhou a visita salientou o número expressivo de imigrantes que a cidade vem recebendo. “Caxias do Sul é uma cidade acolhedora e temos em nossa história a vinda dos imigrantes para a construção desta terra. A imigração faz parte de nossas raízes e nos últimos anos estamos recebendo números expressivos de imigrantes. Só em 2022 foram mais de 32 nacionalidades que aqui chegaram para refazer suas vidas”, disse a vice-prefeita.
Ao final da visita que contou com a presença do secretário de Governo, Flávio Cassina, do secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, da diretora de Proteção Social, Suely Rech e da gerente da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (SMSPPS), Bruna Roth, ficou definido um próximo encontro para criação da elaboração de um plano migratório para o município.
Comitiva da ONU Imigração
Foto por Marina De Conto
Comitiva da ONU Imigração
Foto por Marina De Conto