O prefeito Adiló Didomenico sancionou nesta sexta-feira (24/03) o projeto de lei 161/2022, que declara de utilidade pública a Associação Cultural Fare Amicci. A proposta, que entrou em discussão ainda em 2022, foi desenvolvida pelo vereador Rafael Bueno e busca, sobretudo, conceder à entidade o direito de adquirir recursos de órgãos públicos.
A Associação Cultural Fare Amicci, existe há 22 anos, com 40 participantes, entre os sete e os 70 anos, que buscam realizar pesquisas referentes a cultura italiana, tradições, danças e trajes, visando resgatar a cultura dos antepassados caxienses para a comunidade de Santa Bárbara de Ana Rech e proximidades.
O chefe do executivo confirmou que a lei irá beneficiar tanto a associação como o município. “Além de manter a tradição, levará entretenimento para o nosso público, mantendo as raízes da nossa cidade.”
A secretária da cultura, Cristina Calcagnotto, destaca que é preciso valorizar essas tradições para justamente preservar e tentar formar uma nova geração que continue mantendo tais costumes vivos. “Urge que procuremos efetivar ações para que isso não se perca no tempo.”
Estiveram presentes no evento também a vice Paula Ioris, a chefe de gabinete Grégora dos Passos, o secretário de governo Flávio Cassina, os vereadores Rafael Bueno e Lucas Diel e os representantes da associação Tereza Andreola, Neuza Andreolo e Nadir Lidoni.
Foto por Lucas Munaretti
Foto por Lucas Munaretti
Foto por Lucas Munaretti
Foto por Lucas Munaretti