1. Início
  2. Notícias
  3. 2023
  4. Março

Prefeitura de Caxias apresenta processo de regularização fundiária aos moradores do Núcleo Sol Nascente

Início do cadastramento de aproximadamente 90 famílias está previsto para a metade de abril

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul deu a largada, na noite desta segunda-feira (20), para a primeira etapa do que virá a ser, futuramente, o processo de regularização fundiária do Núcleo Sol Nascente. Com a presença do prefeito Adiló Didomenico, a equipe liderada pelo secretário de Urbanismo, Carlos Giovani Fontana, apresentou à comunidade o programa Esse Terreno É Meu e detalhou os próximos passos no caminho para a conquista do sonhado título de propriedade.

A estimativa é de que 90 famílias efetuem seu cadastramento para inclusão no processo de regularização fundiária – que é realizado pelo Município de forma totalmente gratuita – já a partir de abril, entre os dias 15 (sábado), das 8h às 11h; 17 (segunda-feira) e 18 (terça-feira), das 18h às 20h, no salão da igreja Maria Mãe do Migrante.

Quem participou deste primeiro encontro informativo, na segunda-feira (20) à noite, já recebeu material com todas as instruções sobre a documentação necessária e escolheu o melhor dia para fazer seu cadastro. A tarefa será executada – sem qualquer custo adicional para a população – pela equipe da SMU.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Estimativa é de que 90 famílias sejam beneficiadas

Foto por Gabriel Izidoro

Prefeito Adiló e secretário Giovani Fontana explicaram o processo aos moradores

Foto por Gabriel Izidoro

O procedimento de regularização para a gleba, conforme prevê a Lei Municipal nº 657, de agosto de 2021, que institui o programa Esse Terreno É Meu, já foi encaminhado. Para avançar, a tramitação exigirá pareceres das secretarias diretamente envolvidas no tema. Na etapa seguinte, finalmente, encerrando uma espera que, em alguns casos, soma várias décadas, cada inscrição receberá a sonhada Certidão de Regularização Fundiária – que possui pleno valor legal, como uma escritura. A expectativa é de que todo o processo seja concluído ainda em 2023.

“É uma comunidade que ocupa estas áreas públicas do loteamento desde a década de 1990 e aguarda ansiosamente pela regularização. Aquela gleba já foi gravada como Zona Especial de Interesse Social ainda no Plano Diretor de 2007. Imagine quanta gente passou neste tempo, que poderia e gostaria de ter deixado algo para seus descendentes. Por isso estamos fazendo todo esforço possível para tirar estas certidões de propriedade do sonho e colocar na realidade”, afirma o prefeito Adiló Didomenico.

“A regularização fundiária é marca desse governo. Há 40 anos se falava nisso. Decidimos enfrentar esse tema. Criamos legislação adequada, em parceria com Ministério Público e tabelionatos. Dar um título de posse significa dar dignidade a essas pessoas. Dar de direito aquilo que elas já têm de fato”, destaca o prefeito.

Desde o lançamento do programa, há menos de dois anos, 723 lotes foram regularizados e 1772 títulos de posse, emitidos. O programa já tem 1754 famílias cadastradas e 5316 moradores atendidos.

Também estiveram presentes no Sol Nascente na noite desta segunda-feira o secretário municipal de Habitação, Wagner Petrini, e a vereadora Gladis Frizzo.