Caxias do Sul está no topo das prioridades do Governo do Estado para obter recursos do programa A Casa É Sua, tão logo haja fundos disponíveis na Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária para contemplar o projeto apresentado há pouco mais de um ano pela Secretaria Municipal de Habitação (SMH). A posição foi comunicada diretamente à equipe técnica da Prefeitura que foi recebida no gabinete do titular da pasta estadual, Fabrício Peruchin, em Porto Alegre.
A comitiva liderada pelo secretário municipal de Habitação, Wagner Petrini, ao lado dos diretores de Infraestrutura, Tiago Perucchin, e de Engenharia, Diego San Martins, além do procurador Pedro Pereira de Souza, buscou retomar negociações em torno da contemplação do município na iniciativa do estado. Os recursos pretendidos já têm endereço certo: a construção de 231 casas de alvenaria com duas tipologias – dois e três dormitórios – destinadas à população de baixa renda.
“O encontro foi bastante proveitoso. Ano passado, a janela de investimentos do Governo do Estado acabou ficando muito estreita em função das restrições de prazos eleitorais, o que comprometeu a disponibilidade de verba. Agora a ideia é retomar o andamento dos projetos que já estavam inscritos e Caxias do Sul tem prioridade nessa lista”, revela Petrini.
As famílias já inscritas no Fundo da Casa Popular (FUNCAP) serão as potenciais beneficiárias das novas moradias. A lista de espera apresenta hoje cerca de 5, 5 mil titulares.
Para a construção das casas o investimento está estimado em R$ 20 milhões, sendo aproximadamente 50% de recursos do Estado e 50% do FUNCAP.
Fotos: Divulgação