Sucinta diante da magnitude dos dados englobados, mas mesmo assim uma visão panorâmica e geral. Assim foi a apresentação Diagnósticos e Prognósticos Prévios do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob) para vereadores e autoridades convidadas feita nesta quarta-feira (22/03) pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e pela empresa URBTEC™. O evento teve a presença do prefeito Adiló Didomenico, secretários municipais, do promotor de Justiça Adrio Gelatti e do auditor público do Tribunal de Contas do Estado, Cesar Cavion.
Lembrando que se vive em um momento crítico nas questões de mobilidade, o prefeito argumentou na introdução do evento que a solução é ter um bom plano. “Caxias tem que pensar para frente”, disse Adiló.
O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, enfatizou que o diagnóstico permite lançar um novo olhar para a mobilidade e traçar diretrizes para o futuro da cidade.
A arquiteta da URBTEC™ e coordenadora adjunta do diagnóstico, Manoela Feiges, expôs os aspectos levantados até o momento. “Foram 117 quilômetros levantados”, explicou a técnica. Entre as questões pesquisadas estão os terminais de ônibus, a origem e o destino domiciliar dos cidadãos, a malha viária (itens como material do pavimento e largura das vias), a malha cicloviária, a demanda do transporte coletivo. “Nós (URBTEC™) estamos fazendo um planejamento estratégico, apresentaremos um guia, daremos indicação do que precisa ser feito, mas como será executado, será com o município”, comentou Manoela.
Vereadores e convidados assistiram à apresentação no plenário
Foto por Rodrigo Rossi
Arquiteta Manoela Feiges destacou pontos pesquisados nos últimos meses
Foto por Rodrigo Rossi
Alfonso Willenbring enfatizou a criação das diretrizes que definirão o futuro da cidade
Foto por Rodrigo Rossi
Após a apresentação foi aberto espaço para contribuições e questionamentos dos presentes. Novos modais (como uso de drones), ciclovias, conurbações, arborização e padronização de pavimentos foram aspectos apontados para a equipe da URBTEC™. “Todas as manifestações estão sendo recebidas e serão analisadas tecnicamente”, argumentou Manoela, reforçando a importância de a população contribuir para que haja um retrato mais fidedigno do cenário de mobilidade existente hoje em Caxias do Sul.
A vereadora Tatiane Frizzo ressaltou o modal cicloviário e a arborização da cidade. O vereador Felipe Gremelmaier lembrou que muitas vezes as pessoas acham lindo os sistemas urbanos de mobilidade que existem em Amsterdam, Bogotá, Curitiba, mas não aceitam para Caxias. “O pacto social tem que começar agora. O plano será executado”, defendeu.
Como parte dessa abertura de espaço para escutar a comunidade, a SMTTM e URBTEC™ está promovendo esta semana uma série de oficinas comunitárias. A última delas ocorre nesta quinta-feira (23/03), no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG).
Saiba mais sobre o Planmob.