Um ato oficial marcou os 25 Anos da Feira Ecológica de Caxias do Sul, na manhã deste sábado (20), na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino. Feirantes, consumidores e parceiros da comunidade celebraram a consolidação da iniciativa, instituída oficialmente em 1998. Após o ato, houve degustação de bergamotas, promovida por agricultores das cooperativas Ecocitrus, de Montenegro, e Ecomorango, de Bom Princípio.
A cerimônia iniciou com uma bênção proferida pelo Frei Jaime Bettega. Depois, houve manifestações de representantes da coordenação da feira, clientes, feirantes, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e prefeitura. A vice-prefeita Paula Ióris cumprimentou os organizadores e o público geral da Feira Ecológica. “Sabemos o quanto nossas escolhas refletem na nossa saúde e a produção ecológica é um exemplo disso. Temos um compromisso com a prevenção em saúde e por isso o apoio à feira é tão importante”, disse.
O cliente Francisco Cagliari falou em nome dos consumidores. “Sou cliente desde o começo e acompanhei a evolução ao longo destes 25 anos, tanto nos produtos como dos próprios feirantes”, testemunhou. A coordenadora do Núcleo Serra da Rede Ecovida, Jane Mattos, parabenizou os produtores ecológicos pela perseverança. “Que bom ver que hoje a Feira segue movimentada e bem estruturada”, afirmou.
O feirante Antônio Rossi apresentou um histórico da Feira Ecológica, ressaltando várias melhorias ao longo do tempo. Um exemplo foi a campanha pelo uso de sacolas retornáveis, instituída em 2009. Representando a coordenação, Alexandre Reche agradeceu aos parceiros e ao poder público. “Sempre estivemos juntos, com diálogo, trabalhando por melhorias, e temos a certeza de que poderemos avançar ainda mais”, destacou.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, fez questão de lembrar dois personagens fundamentais para que a Feira Ecológica fosse implantada: o agricultor Avelino Rossi e o então titular da pasta Mauro Cirne. “Este é um momento muito especial e, por isso, precisamos agradecer a todos que se dedicaram à Feira Ecológica para que ela se consolidasse”, disse. Menegotto mencionou projeto de lei que será apresentado em breve com alterações no programa de máquinas pesadas, o que, segundo ele, deverá auxiliar no incentivo à produção orgânica.
Estavam presentes a deputada federal Denise Pessoa, o deputado estadual Pepe Vargas, vereadoras Gládis Frizzo (representando o Legislativo), Marisol Santos e Rose Frigeri, além de dirigentes de entidades do segmento como sindicatos, Emater e Ceasa Serra, e equipe da SMAPA. O prefeito Adiló Didomenico, vindo de outro compromisso, também chegou a tempo de cumprimentar o feirantes e consumidores. Autoridades e convidados foram presenteados pela coordenação com sacolas de produtos ecológicos.
Atualmente, aos sábados, 23 bancas realizam a venda da produção da agricultura familiar de diferentes municípios da região: Antônio Prado, Bom Princípio, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Ipê, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Montenegro e Morrinhos do Sul. Nas quartas-feiras, o ponto de venda de orgânicos é organizado pelos agricultores da Cooperativa Ecomorango, de Bom Princípio.
Para poder comercializar os alimentos da safra na Feira Ecológica, o agricultor precisa ter o certificado da produção orgânica. Atualmente, a maioria das certificações se dá por meio da Rede Ecovida, entidade cadastrada junto ao Ministério da Agricultura.
DIAS E HORÁRIOS DA FEIRA
A comercialização de alimentos orgânicos pelos agricultores ecológicos ocorre em dois espaços: a Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino e na Rua Santos Dumont, no bairro Exposição.
Quarta-feira – das 11h30min às 16h, na Rua Santos Dumont, esquina com a Rua Vereador Mário Pezzi, Bairro Exposição. Ponto de venda de orgânicos com atendimento pelos agricultores da Cooperativa Ecomorango, de Bom Princípio.
Sábado - das 6h30min às 11h30min – na Praça das Feiras (próximo à antiga Estação Férrea), Bairro São Pelegrino.
Celebração dos 25 anos da Feira Ecológica
Foto por Rodrigo Rossi
Vice-prefeita, Paula Ioris
Foto por Rodrigo Rossi
Secretário de Agricultura, Rudimar Menegotto
Foto por Rodrigo Rossi
Alexandre Reche agradeceu aos parceiros e ao poder público
Foto por Rodrigo Rossi
Benção do Frei Jaime Bettega
Foto por Rodrigo Rossi
Foto por Rodrigo Rossi