Servidores da Secretaria Municipal da Saúde e de outras secretarias participaram, na última sexta-feira (19/05), do primeiro encontro do projeto Equidade em Saúde, voltado a qualificar a escuta e acolhimento no atendimento às populações LGBTQIAPN+, negra, migrante e indígena. O projeto é promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) por meio da diretoria técnica de Atenção à Saúde de Portadores de Doenças Crônicas e Populações Vulneráveis e tem a parceria do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O projeto foi construído com o objetivo de promover um olhar diferenciado para as populações em situação de vulnerabilidade, sobretudo em função do alto número de migrantes que tem chegado a Caxias do Sul nos últimos anos. Nesta primeira etapa, cerca de 190 servidores, a maior parte da Secretaria da Saúde, assistiram a palestras sobre os temas humanização e escuta e também população LGBTQIAPN+. A programação contou com os psicólogos Pedro Gil, Adolfo Pizzinato e Kaianara Valerio, que destacaram, dentre outros temas, a diversidade em saúde, a importância do processo de ouvir as necessidades e particularidades dos usuários, além da empatia necessária para com as populações mais vulneráveis e como exercê-la.
As palestras de sexta-feira ocorreram na FSG. O projeto Equidade em Saúde prevê ainda a realização de mais dois encontros, quando serão abordados população negra e diversidade étnico-cultural/ população migrante e indígena. A previsão é de que ocorram em junho e julho.
Foto por Betânia Ramalho da Silva
Foto por Betânia Ramalho da Silva
Foto por Betânia Ramalho da Silva