Esta quarta-feira (07/06), último dia da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul, se iniciou com uma reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). O encontro, com representantes de órgãos governamentais e entidades da iniciativa privada, ocorreu no auditório da nova sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), junto à Maesa, no bairro Exposição.
Entre as pautas elencadas para o encontro esteve a revogação da Resolução 01/2001, em relação à composição do conselho. Isso porque há a solicitação do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon) em participar do Comdema.
Sobre a demanda do Sinduscon, pedido aprovado por unanimidade dos conselheiros presentes, o secretário do Meio Ambiente e presidente do Conselho, João Uez, explica que a partir de agora será elaborada uma lei específica para alterar a composição do grupo, projeto que será enviado para apreciação da Câmara de Vereadores. “Entendemos a preocupação da entidade e a participação no grupo de trabalho irá acrescentar no debate em torno das diretrizes e critérios para destinação dos resíduos da construção civil, minimizando os impactos ambientais”, opinou Uez.
Ainda sobre a caliça, o secretário lembrou na reunião que a administração encaminhou parceria com o sindicato para elaborar um projeto para remanejar as sobras de obras. A proposta é utilizar um britador da municipalidade para futuramente processar os materiais. Dessa forma, o objetivo é evitar que os materiais sejam descartados irregularmente.
As reuniões do Comdema correm a cada dois meses.
Foto por Fabiano Provin