A profissionalização da gestão pública por meio de dados e o cuidado com políticas públicas e orçamento no município de Caxias do Sul foram reconhecidos nesta terça (06.06) no 41º Congresso da Famurs, em Restinga Seca. Caxias do Sul recebeu 1º Prêmio IGM/CFA (Índice de Governança Municipal). Foram oito categorias premiadas, sendo que Caxias foi a vencedora entre as maiores cidades do Rio Grande do Sul, que integravam o Grupo 8.
“Esse índice é do Conselho Federal de Administração. Eles contabilizaram dados nesses últimos anos para construir essa premiação. É muito relevante para Caxias, como reconhecimento da gestão e governança que estamos fazendo aqui, mostrando a nossa responsabilidade na administração, o zelo pelas questões públicas, pela gestão de orçamento”, declarou o secretário de Recursos Humanos e Logística, Ronaldo Boniatti, que representou o município no evento e recebeu o troféu em nome do prefeito Adiló Didomenico.
“Isso é um trabalho de várias secretarias. Isso mostra que o trabalho silencioso de organização, de desburocratização, de simplificar e informatizar os processos dentro da Prefeitura vem tendo resultado”, comemorou o prefeito.
O índice foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração. O IGM consiste em uma métrica de governança partindo de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. São dados coletados das mais diversas fontes oficiais brasileiras, como o IBGE, Perfil Munic, Datasus, Secretaria do Tesouro Nacional, Índice Firjan, entre outros. O Índice de Governança Municipal pode ser acessado pelo site www.igm.cfa.org.br.
Foto por Rafaela Trevisan
Foto por Rafaela Trevisan
Foto por Rafaela Trevisan
Foto por Igor Flamel