A vida está prestes a mudar para a auxiliar de escritório Jocélia Fragozo. Em pouco tempo, ela não precisará mais fazer um malabarismo logístico com a mãe para poder trabalhar. Moradora do Bairro Santo Antônio há mais de 15 anos, hoje ela precisa deixar a filha Anny, de um ano e quatro meses, na casa da vovó, que tem 67 anos, para conseguir chegar no centro da cidade antes das 7h30, quando começa o expediente na contabilidade – e que só termina após as 18h.
“Não tem outro jeito, é uma correria, porque não temos escolinha perto de casa. Graças a Deus, agora vai sair. Moramos há duas quadras daqui, será uma alegria! E já quero garantir vaga o quanto antes”, comemorou Jocélia na manhã de sábado (3), ao acompanhar ao vivo o anúncio da novidade.
Uma espera de pelo menos cinco anos e um sonho de muito mais tempo começaram a chegar ao fim para as famílias da comunidade. Ao lado da população, o prefeito Adiló Didomenico e a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini, assinaram a ordem de início da obra que dará àquela área da cidade sua primeira Escola de Educação Infantil (EEI). O investimento do Município é de quase R$ 2 milhões.
Os trabalhos, inclusive, já têm data para começar: segunda-feira (5). A execução ficará a cargo da empresa Earqui & Barca Construções Ltda. Em aproximadamente 18 meses (540 dias), a EEI Santo Antônio atenderá cerca de 80 crianças de zero a três anos. E aliviará substancialmente a demanda por vagas nesta modalidade de ensino em uma das regiões que mais cresce em Caxias do Sul.
“A Educação está recebendo os maiores investimentos da história de Caxias do Sul. Quando dizemos que é prioridade deste governo, estamos escolhendo muito bem as palavras. Número não aceita maquiagem. Só na Educação Infantil, entre revitalizações, recuperações e novas unidades, esta já é a sétima entrega de escola para a população. E já está em andamento o estudo para a PPP [Parceria Público-Privada] que vai encaminhar a construção de 35 escolinhas no município. Isso vai zerar a fila de espera por vaga”, destacou o prefeito Adiló Didomenico.
A mais nova escolinha da rede municipal de ensino contará com duas salas de maternal com solários, duas salas de berçários com áreas de repouso, recreação, solários e área de higienização e sanitários, pátio coberto, cozinha e rouparia, refeitório, lactário e sala de esterilização, sanitários acessíveis, área administrativa, sala de atendimentos, lavanderia, almoxarifado, sanitários e vestiários de funcionários, duas áreas de recreação com parque infantil e vagas de estacionamento.
“A população receberá um prédio com espaços qualificados para assegurar a acessibilidade, suprir as necessidades específicas das faixas etárias e, além disso, garantir o alvará de prevenção e proteção contra incêndio [PPCI]. Todo projeto foi concebido para o público que mais precisa de cuidado e carinho para alcançar o pleno desenvolvimento humano, em qualquer comunidade, que são as crianças de zero a três anos. A educação é prioridade deste governo e elas são a prioridade da educação”, concluiu a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini.
A solenidade ainda contou com as presenças da vice-prefeita Paula Ioris, dos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, e de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha, da presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Geórgia Ramos Tomasi, do coordenador da Assessoria de Relações Comunitárias, José Oltramari, e da chefe de Gabinete do Município, Grégora Fortuna dos Passos. Além dos presidentes das Associações de Moradores (AMOBs) do Santo Antônio e dos bairros e loteamentos vizinhos, e demais representantes da comunidade.
O ato também foi prestigiado pelo presidente da Câmara de Vereadores Zé Dambrós e os parlamentares Lucas Diel, Clóvis de Oliveira, o Xuxa; Juliano Valim, Adriano Bressan e Velocino Uez.
Fotos: Daniela Xu