Com intuito de tornar a arte efetivamente mais acessível, as clássicas visitas guiadas de abertura das exposições do Ordovás serão acessíveis para pessoas com deficiência auditiva. Esta é uma parceria entre a Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), com a Coordenadoria de Acessibilidade vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura de Caxias do Sul. A ideia é proporcionar acessibilidade às ações culturais pensando na aproximação da arte no cotidiano das pessoas com deficiência.
Através desta parceria foi possível realizar diversas ações culturais na Semana da Fotografia e na Semana da Pessoa com Deficiência, bem como exposições apresentando audiodescrição e apresentação em LIBRAS.
Atualmente todas as exposições que envolvem obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP), apresentam o cuidado com a acessibilidade. Desde o último ano, já foram realizadas 104 audiodescrição das seguintes exposições: “AMARP Retrô 2020&2021”, “AMARP Retrô 2022”, “Territorialidades da Arte Moderna à Contemporânea: Um Olhar Poético sobre Cidades” organizados pela Unidade de Artes Visuais, a Exposição TECENDO HISTÓRIAS com obras do AMARP em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Instituto de Leitura Quindim (ILQ) e a exposição “Arte sobre Papel – Gravura do Itaú Cultural para o AMARP” com a curadoria de Ademar Sebben.
Além destas mostras, a origem da acessibilidade junto ao acervo partiu de um projeto realizado pela audiodescritora Milena Eich que, através de um projeto de Lei de Incentivo do município de Caxias do Sul - o Financiarte, realizou uma exposição com obras do acervo com audiodescrição e, a partir de então foi estabelecido que se manteria o cuidado para com a acessibilidade junto ao acervo. A exposição “Arte em Palavras” apresentou e presenteou o acervo com 20 audiodescrições doadas pela audiodescritora, totalizando 124 obras que já possuem audiodescrição.
Visitas guiadas acessíveis
As aberturas das exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, acontecem sempre através de uma conversa e/ou uma visita guiada com o artista e/ou curador da exposição e, para tornar a arte efetivamente mais presente no cotidiano das pessoas que possuem deficiência, a UAV informa que as próximas exposições terão suas aberturas acompanhadas de interpretação em LIBRAS.
Exposição “O Silêncio da Alma”, de Jane Santos
Dia 06 de outubro, às 18h30min.
Exposição “Simpatia para alguma coisa acontecer”, de Ana Bulhufas, com curadoria de Daniele Alana
Dia 06 de outubro, às 19h.
Exposição “Terra Sabi”, de Angela Pimentel
Dia 10 de novembro, às 19h.
Exposição “XVI Salão do Campus 8 – 9o. Prêmio Koralle
Dia 10 de novembro, às 19h30min.
As visitas guiadas de abertura de exposições são gratuitas e o Centro Municipal de Cultura fica na rua Luiz Antunes, número 312, no bairro Panazzolo.
Visitas guiadas
Foto por Felipe da Silva Vitória
Visitas guiadas
Foto por Felipe da Silva Vitória