1. Início
  2. Notícias
  3. 2023
  4. Setembro

Prefeito assina decreto que auxilia cidades atingidas por catástrofes climáticas

Nesta manhã (08/09) Adiló Didomenico participou de encontro em Bento Gonçalves (RS) com o governador Eduardo Leite e prefeitos da região

Atualizada dia

O prefeito Adiló Didomenico assinou no início da tarde desta sexta-feira (08/09) o decreto nº 22.715, que estabelece intervenção humanitária do Município com procedimentos e ações solidárias para prestar auxílio às regiões atingidas pelas recentes catástrofes climáticas. O decreto municipal considera o decreto estadual n° 57.177, de 6 de setembro de 2023, que declara Estado de Calamidade Pública nos municípios afetados por eventos climáticos de chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais. A Portaria Federal n° 2.852, de 7 de setembro de 2023, reconhece o Estado de Calamidade Pública em Municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias.

O decreto assinado pelo prefeito visa colaborar com as ações de caráter solidário, prestando auxílio material e humano às áreas e moradores atingidos pelos desastres climáticos, com atendimento imediato das necessidades, bem como na limpeza e recuperação das áreas danificadas. A ajuda humanitária corresponde a assistência material, logística, moral, legal e até mesmo de recursos humanos a serem destinados aos municípios e à população afetada.

O decreto disponibiliza ainda: a doação de cestas básicas, transporte e distribuição de água para consumo humano; produtos de limpeza doméstica e urbana; produtos de higiene pessoal; lonas, materiais de construção; colchões, roupas e medicamentos. Também, o Município poderá disponibilizar servidores, equipamentos e máquinas.

Segundo o prefeito, o decreto só ratifica o que já está sendo feito especificamente nesta catástrofe dos últimos dias que atingiu o Estado. “O povo caxiense é solidário e como poder público é nossa obrigação de dar o respaldo a população, não só do nosso município, bem como dos nossos vizinhos e do Estado”, disse o prefeito.

Pela manhã, o prefeito Adiló Didomenico e o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, participaram em Bento Gonçalves de encontro com o governador Eduardo Leite e prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

No encontro, os prefeitos expuseram a situação das cidades mais atingidas, ressaltando a importância da reconstrução urgente das pontes que foram levadas pela enxurrada, além do auxílio às famílias que tiveram suas casas e vidas afetadas pelas cheias.

O governador salientou que está inteiramente comprometido e à disposição dos municípios para garantir a reconstrução das cidades e que já solicitou ajuda federal para garantir a reconstrução das estradas e pontes atingidas pela força das águas.

O prefeito de Caxias do Sul falou a todos os presentes do encontro sobre a importância da união dos municípios neste momento e reconheceu o esforço que o governador Eduardo Leite e todas as forças vivas, como Defesa Civil, Brigada Militar, Bombeiros, Polícia Civil e demais, estão fazendo para amenizar o sofrimento dos atingidos pelas enchentes. “Mais uma vez, a gente precisa ressaltar o esforço que o Governo do Estado está fazendo para amparar estes municípios. Todas as forças de segurança estão mobilizadas, a sociedade se mobilizou e contribuiu para auxiliar os atingidos pelas enchentes”, comentou o prefeito, que disse ainda que a solidariedade do caxiense falou mais alto e que a Prefeitura estará sempre junto, ajudando e fazendo de tudo para que essas comunidades possam ser reconstruídas o mais rapidamente possível.

Na reunião com o governador ficou definida uma reorganização de logística, visto que não há mais necessidade neste momento de mantimentos e agasalhos, mas sim de voluntários e valor em dinheiro para auxiliar a reconstrução dos municípios. “Nesse momento, a gente pede que o pessoal segure um pouco as doações de roupas e alimentos em função da dificuldade de local para estocagem e distribuição destes aos atingidos”, comentou Adiló Didomenico.

A população que deseja ajudar neste momento deve entrar em contato com a Fundação Caxias, pelos telefones (54) 3223.0528 ou (54) 99112.9890, para realizar cadastro como voluntário, para atuar nas regiões atingidas pelas enchentes.

A Fundação Caxias também está recebendo doações em dinheiro via PIX através da chave: CNPJ 88667258000197. Os valores arrecadados serão utilizados para a compra de material de construção para as cidades atingidas pelas enchentes.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Governador Eduardo Leite em encontro com prefeitos da região

Foto por Rogério Pizzolatto

Governador Eduardo Leite em encontro com prefeitos da região

Foto por Rogério Pizzolatto

Governador Eduardo Leite em encontro com prefeitos da região

Foto por Rogério Pizzolatto

Governador Eduardo Leite em encontro com prefeitos da região

Foto por Rogério Pizzolatto