A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul convoca os usuários que têm laudo de cirurgia eletiva autorizado pelo Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra) para que compareçam à SMS para recadastramento. Esse procedimento faz parte de uma força-tarefa realizada desde o início de agosto para atualizar a demanda reprimida por cirurgias eletivas. Devem comparecer ao Dacra, no terceiro andar da sede da SMS, todos que tiverem laudos de cirurgia eletiva emitidos de 1º de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2023.
A secretaria iniciou a força-tarefa fazendo contato com os usuários por meio dos telefones fornecidos por eles nos cadastros. No entanto, na grande maioria dos casos, os números não pertencem mais aos usuários ou não foi possível contato, mesmo após três tentativas em horários alternados. Por esse motivo, a SMS passa a convocar todos com laudos emitidos no período mencionado para que procurem o departamento.
O paciente deve ir ao Dacra com o laudo e documentos pessoais em mãos, para que seja realizada conferência de informações e posterior recadastro no sistema estadual adotado pelo Município, o Gerint. Na sequência, o paciente será novamente chamado, desta vez pelo hospital designado para o procedimento, para retirada de protocolo que comprove a manutenção do nome em lista. Os pacientes com laudos emitidos a partir de 1º de julho de 2023 não precisam comparecer para esse procedimento, uma vez que seus dados já constam no Gerint. A SMS pondera que a ordem e a prioridade não serão alterados com o recadastramento.
“Como tivemos muita dificuldade para conseguir contato telefônico, alteramos a estratégia e estamos pedindo que os usuários compareçam com seu lado em mãos, sem aguardar pela ligação da Secretaria Municipal da Saúde. Nosso objetivo é realizar todo o recadastramento no Gerint até o final do ano, gerando uma lista de espera atualizada e unificada. Por isso contamos fortemente com o apoio de todos para a divulgação desta ação. Também pedimos que tenham o cuidado de manter seus dados sempre atualizados na UBS, para que possam ser contatados quando necessário”, destaca Marguit Meneguzzi, diretora do Dacra.
Devem comparecer apenas os usuários moradores de Caxias do Sul. O recadastramento dos demais municípios da Macro Serra está sendo realizado pelas secretarias municipais/ Dacra locais e pelos hospitais.
Tira-dúvidas sobre o Recadastramento de laudos de cirurgias eletivas
Quem deve fazer o recadastramento?
Todos que têm laudo de cirurgia eletiva emitido de 1º de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2023. Os pacientes com laudos emitidos a partir de 1º de julho de 2023 não precisam comparecer para esse procedimento, uma vez que seus dados já estão no novo sistema.
Onde comparecer?
No Dacra, no terceiro andar da Secretaria Municipal da Saúde, de segunda a sexta das 8h às 16h.
O que apresentar?
O laudo emitido pelo Dacra e seus documentos pessoais.
Quem ainda não teve a cirurgia autorizada deve comparecer?
Não. Esta força-tarefa é para recadastramento dos laudos já emitidos.
A ordem e a prioridade serão alterados?
Não.
Foto por Betânia Ramalho da Silva