Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional

O Banco de Alimentos foi criado pela Lei nº 6.426/2005 e normatizado pelo Decreto nº 12.710/2006. O programa tem como objetivo evitar o desperdício de alimentos e promover a segurança alimentar da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Os alimentos são destinados às entidades legalmente cadastradas.


Ações permanentes do programa

Recanto Solidário

O projeto é uma forma de combate ao desperdício de hortifrutigranjeiros. Esses produtos em excesso são doados às instituições sociais que fazem o recolhimento diário na Ceasa Serra. As entidades do Banco de Alimentos selecionam e direcionam os alimentos de acordo com suas necessidades.

Sábado Solidário

Dezenas de voluntários atuam em 40 mercados de Caxias do Sul para arrecadar alimentos. A ação é realizada no segundo sábado de cada mês.

Venha ser um voluntário desta ação!

Envie seu nome e telefone para o e-mail bancodealimentos@caxias.rs.gov.br

Arrecadação dos agricultores caxienses

Semanalmente, às segundas e quintas-feiras, percorre-se um roteiro nos produtores de hortifrutigranjeiros de Caxias do Sul para recolher doações de alimentos que não têm valor comercial, mas que mantêm todas suas propriedades nutricionais. Os alimentos são encaminhados em forma de rancho mensal às entidades vinculadas.

No Ponto de Safra, todas as sextas-feiras, após o encerramento da comercialização, é coletado o excedente nas três feiras (Praça Dante, Moreira César e 13 de Maio).

Troca Solidária

A execução do projeto é regulamentada pela Lei nº 8.602, de 25 de janeiro de 2021. A Troca Solidária foi implantada em Caxias do Sul em 2009, gerando parceria com a comunidade na coleta de resíduos seletivos que são trocados por alimentos. É realizada em 24 bairros, onde semanalmente as famílias podem trocar 4 quilos de resíduo seletivo por 1 quilo de alimento. O programa é executado em parceria com a FAS e a Codeca. Os alimentos são adquiridos pela SMAPA, exclusivamente da Agricultura Familiar.

Cozinha Experimental

Localizada dentro do Banco de Alimentos, proporciona capacitações e oficinas nas quais são trabalhados conceitos a respeito de técnicas e preparações culinárias, primando pela utilização integral, redução do desperdício e incentivo ao consumo de alimentos sazonais.

O ambiente também oferece aprendizado sobre Boas Práticas de Fabricação de Alimentos, possibilitando escolhas adequadas.

Programa de Aquisição de Alimentos – PAA

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) do Governo Federal, Rede Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul e Adcointer/Ceasa Serra, o programa tem como objetivo beneficiar os agricultores familiares da região. Compra-se a produção para repassar às instituições cadastradas, que recebem produtos da safra com qualidade e nutricionalmente adequados.

Banco de Refeições Coletivas – Prato Solidário

Implantado em 2013, o projeto tem como objetivo reduzir o desperdício e recolher alimentos produzidos em cozinhas industriais e comerciais. O alimento é doado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos, a fim de proporcionar melhorias na nutrição e na qualidade de vida de pessoas em vulnerabilidade social. É realizado em parceria com a Fundação Caxias.

Contato

Ajude o Banco de Alimentos com doações ou voluntariado.

  • Endereço: Rua Jacob Luchesi, 3.181 – Junto à Ceasa Serra Bairro: Santa Catarina
  • Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
  • Telefone: (54) 3211.5943 ou 3901.1183
  • E-mail: bancodealimentos@caxias.rs.gov.br