O COPAS-POA é o serviço oficial de inspeção do município de Caxias do Sul, exercido por um corpo técnico especializado, que tem como objetivo principal proteger a saúde da população, inspecionando produtos de origem animal produzidos nas agroindústrias registradas neste serviço.

Em 2019 o serviço alcançou a maior equivalência brasileira na inspeção dos produtos de origem animal, sendo reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como equivalente ao SISBI-POA – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, cujo reconhecimento comprova que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas pelo Município permitem alcançar os mesmos objetivos de inspeção, fiscalização, inocuidade e qualidade dos produtos dos demais integrantes do sistema do MAPA.

O COPAS-POA recebe auditorias estaduais e federais para verificação do cumprimento da legislação, das rotinas de trabalho e do cumprimento dos cronogramas de análises de produtos e de água dos estabelecimentos. Também compete ao COPAS-POA elaborar e efetuar ações de combate à clandestinidade em locais irregulares e ações de educação sanitária para a comunidade em geral.

Confira ao lado a legislação municipal aplicada aos produtos de origem animal e os documentos necessários para obtenção de registro junto ao COPAS-POA, entre outros modelos de documentos disponíveis.