1. Início
  2. Serviços
  3. Agricultura

Orientação técnica

Descrição

Para qualificar e incrementar a produção rural, os produtores de Caxias do Sul contam com a orientação de um experiente corpo técnico formado por agrônomos, veterinários e técnicos agrícolas. A Smapa oferece orientação técnica nas seguintes áreas: pecuária, olericultura (cultivo de hortaliças), fruticultura e vitivinicultura.

Os profissionais atendem todas as regiões do interior, prestando orientações como interpretação de análise de solos, uso correto de insumos e adubos, combate a pragas, orientação sobre pastagens, entre outras.

A equipe técnica da Smapa também realiza estudos específicos nas propriedades, elaborando projetos que viabilizam a obtenção de financiamentos para o desenvolvimento dos negócios. Em conjunto com parceiros da área pública e privada e entidades como Sebrae, Senar e Farsul, os técnicos desenvolvem treinamentos como dias de campo, visitas e viagens técnicas.


Pecuária

A equipe técnica da Smapa, em parceria com entidades como Senar, Sebrae e Farsul (Programa Juntos para Competir), realiza a qualificação dos produtores rurais pecuaristas transmitindo informações sobre sanidade animal, nutrição, manejo e boas práticas na criação dos animais. Oferece ainda atendimento veterinário clínico e serviço de assistência para inseminação artificial de bovinos.

Referente à criação de animais, além de bovinos e aves, a Smapa presta atendimentos e assistência técnica nas áreas de apicultura, piscicultura e ovinocultura. Os técnicos trabalham realizando assessoria para elaboração de projetos que possam captar financiamentos para aquisição de animais e implantação de tecnologias nas propriedades. O corpo técnico ainda orienta sobre a melhoria de pastagens e desenvolve o programa de calcário, com subsídio para a produção na pecuária.


Olericultura

O corpo técnico da Smapa está disponível para prestar informações e auxiliar os produtores de legumes em tudo que possa qualificar e aumentar a produção. Por isso, leva aos agricultores conhecimento de novas tecnologias, práticas de manejo de menor impacto ambiental e incentivo ao cultivo em ambiente protegido (plasticultura).


Fruticultura

Os produtores de uva e maçã são os que mais se utilizam dos serviços da equipe técnica da Smapa, por serem os maiores produtores de Caxias do Sul. A Smapa capacita produtores e dá assistência técnica aos fruticultores, incentivando a aplicação de tecnologias que possam qualificar e aumentar a produção. Um dos programas mais utilizados antes da implantação de novas culturas é o programa de Análise de Solos.

O corpo técnico da secretaria incentiva a formação de associações de produtores com o objetivo de facilitar a comercialização dos produtos e a orientação conjunta na implantação de novas culturas.


Vitivinicultura

A Smapa presta aos produtores de uvas toda a orientação técnica necessária na implantação da cultura, acompanhamento da produção, orientações sobre poda, combate a pragas e uso de insumos. Entre as ações também está a orientação e incentivo ao cultivo de uvas finas de mesa (plasticultura).

Como incentivo à qualificação das uvas de mesa, a Smapa concede aos produtores o Selo de Qualidade dos Produtos da Agricultura de Caxias do Sul, que valida os processos de excelência aos quais o produto foi submetido. Outra ação na área é o Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul.


Patrulha Agrícola

A Smapa possui tratores, retroescavadeiras e máquinas pesadas que podem ser utilizadas ou disponibilizadas para os produtores rurais do município, com valor de hora subsidiado. Esse programa possibilita o acesso dos produtores a inúmeros serviços a baixos custos. O uso dos tratores é autorizado conforme demanda em cada propriedade. Já a solicitação de máquinas pesadas é liberada após vistoria de equipe técnica.


Procedimento

É preciso contatar o técnico responsável pela área de interesse e obter uma avaliação. Para tanto, basta ligar para a Smapa pelo telefone (54) 3290.3800.