Descrição:

A Unidade de Arte e Cultura foi criada em 2005 com o objetivo de atender às demandas das manifestações artísticas e culturais das comunidades da cidade. Tem o intuito de oportunizar e desenvolver a cultura local, bem como promover eventos e projetos nas datas comemorativas.

Programas:

Artesanato:

Visa proporcionar aos artesãos oportunidades para comercializarem seus produtos, além de oferecer também a qualificação e atualização das técnicas utilizadas por eles, tornando o Artesanato local muito mais atrativo e disseminador da cultura de Caxias do Sul. Para que isso aconteça, percebemos que precisamos sensibilizar as pessoas quanto à importância da fomentação dessa modalidade artística. Buscando esse resultado, criamos a possibilidade de fornecer algumas oficinas durante o ano, visando o resgate histórico.

Atividades:

  • Oficinas de artesanato em diversas temáticas, como Páscoa e Natal;
  • Feiras de Artesanato nos eventos realizados pela Secretaria da Cultura;
  • Curso de Capacitação com profissionais da área do Artesanato;
  • Semana do Artesanato.

Programa permanente de formação:

Cultura na Comunidade

O Programa Cultura na Comunidade realiza oficinas de artesanato, musicalização e dança em diversos locais da cidade, tendo em vista a descentralização das atividades culturais, proporcionando às crianças e jovens o contato com diferentes manifestações culturais.

Hip Hop

Batalha da Comunidade, na feira do Livro – Batalha do Conhecimento:

A Batalha da Comunidade imersa na Feira do Livro é um momento de trazer para a Praça Dante as áreas da Cultura Hip Hop, combinado à leitura dos Livros, atraindo o público jovem para a Feira, com uma linguagem diferente da usada habitualmente no evento.

Semana do Hip Hop:

Após a participação na Feira do Livro, a Secretaria investe mais uma vez na cultura do Hip Hop, por meio da Semana do Hip Hop. Um evento realizado em conjunto com os representantes da comunidade, que trás diversas atrações, como apresentações musicais, grafite, danças urbanas, DJ e batalhas de rima.

Semana de Arte e Cultura

A Semana de Arte e Cultura objetiva unir todos os segmentos culturais, levando à população dança, música, teatro, artesanato e Hip Hop. Tradicionalmente realizada no mês de Maio, o evento visa atingir todos os públicos da cidade.

Natal

As comemorações de Natal iniciam com as oficinas de artesanato com produtos natalinos, com o objetivo de auxiliar na construção do Espírito Natalino presente nessa época do ano, oportunizando aos participantes a produção de produtos que possam servir como fonte de renda extra. É, também, um momento de fornecer aos artesãos a oportunidade de ensinar suas técnicas e manter vivo o Artesanato local.

Carnaval

Fomenta a cultura popular auxiliando na organização e na manutenção das Escolas de Samba. A organização e autorização dos Blocos de Carnaval é feita dentro dos moldes do Regulamento previsto no Decreto para Eventos Temporários, da Prefeitura.

Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha é realizada tradicionalmente no mês de Setembro, trazendo para a população a cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul, sendo pensada em conjunto com os representantes gaúchos da cidade que já constroem as atividades do segmento.


Arquivos

Regulamento da Feira de Artesanato 2020
Publicado dia 21/02/2020 às 11:56
Ficha de Inscrição para Feira de Artesanato 2020
Publicado dia 21/02/2020 às 11:56
Regulamento da Convocatória Feira de Natal
Publicado dia 05/09/2019 às 11:45
Convocatória Feira de Natal
Publicado dia 05/09/2019 às 11:45
Resultados Convocatoria de Artesanato
Publicado dia 27/08/2019 às 09:53
Convocação para Chapas - Brique
Publicado dia 15/08/2019 às 12:13
Convocatória Semana do Hip Hop
Publicado dia 18/07/2019 às 08:35
Regulamento da Convocatória Semana do Hip Hop
Publicado dia 18/07/2019 às 08:35
Ficha de inscrição - Convocatória de Natal
Publicado dia 15/07/2019 às 15:58
Regulamento - Convocatória de Natal
Publicado dia 29/07/2019 às 13:30
Retificação do Edital Chamamento Público nº 36/2017
Publicado dia 27/03/2017 às 08:00
Aviso de Prorrogação de Prazo do Chamamento Público 036-17
Publicado dia 11/04/2017 às 08:00

Pontos de Cultura

A rede de Pontos de Cultura de Caxias do Sul são espaços criados com o objetivo de valorizar e desenvolver as manifestações culturais locais, bem como formar agentes de cultura na cidade. Os locais espalhados pela cidade oferecem à comunidade salas multiuso para apresentações de teatro, música, vídeo/cinema, palestras, etc.

Os espaços são o resultado de um convênio celebrado entre o Ministério da Cultura, o Governo Federal, o Programa Mais Cultura – Ponto de Cultura e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. O processo de inscrição, avaliação e seleção dos pontos foi feito no decorrer do ano de 2010, por meio de editais públicos. Conheça os Pontos de Cultura:

Casa das Etnias

Espaço criado para a preservação e o cultivo das culturas das etnias formadoras da sociedade de Caxias do Sul, por meio do teatro, dança, música, canto, artesanato, gastronomia e aulas de línguas da imigração.

Localização

Endereço: Av. Independência, 2542, atrás do Fórum.
Fone: 3228.4334
Atendimento em segundas e sextas-feiras pela manhã.


Costurando Sonhos

Espaço destinado ao fortalecimento e à preservação da cultura regional, por meio de oficinas de artesanato, música, teatro e formação de guias de turismo da comunidade.

Localização

Endereço: Rua Franciosi Sério, 350, Bairro Forqueta
Fone: 9 8402 8486
E-mail: forqueta@forqueta.com.br


História nas Mãos

Espaço para oficinas de educação ambiental e sustentabilidade, seminários, palestras, dança, teatro em dialeto Veneto, coral italiano e aulas de música.

Localização

Endereço: Estrada do Imigrante, nº 575, 3ª Légua
Fone: 3026.8614
E-mail: luho@terra.com.br


Núcleo Audiovisual TME-Teatro Moinho da Estação

Cursos de formação em audiovisual, com o objetivo de aproximar os alunos do universo da imagem por meio de experiências práticas e discussões teóricas, atendendo aos Pontos de Cultura de Caxias do Sul e a comunidade.

Localização

Endereço: Rua Coronel Flores, nº 810, sala 103, Bairro São Pelegrino
Fone: (54) 9 8104.8221
E-mail: carolinac78@gmail.com


Vila Seca em Cultura

Desenvolvimento de atividades de resgate das raízes culturais, por meio das oficinas de artesanato local, música, dança e culinária típica. Promoção de atividades de incentivo ao turismo e educação ambiental.

Localização

Endereço: Rua Angelo Balbinotti, sem número, Salão Paroquial, Vila Seca
Fone: (54) 9927.6404
E-mail: di.rech@hotmail.com