1. Início
  2. Serviços
  3. Cultura
  4. Artes Visuais

Artes Visuais - Apresentação

Implementada em 2005, a Unidade de Artes Visuais é o setor da Secretaria Municipal da Cultura destinado a promover e realizar ações voltadas para a área das Artes Visuais em suas diversas formas de expressão. A UAV se dedica à promoção da democratização do acesso à arte e da educação e formação artística por meio da realização de exposições e mostras culturais; de eventos de formação e reflexão; da implantação de programas educativos destinados à arte, entre outros.

O espaço expositivo da UAV está localizado no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. É um lugar para revelar procedimentos poéticos, que versam sobre questões artísticas atemporais, locais e universais. As produções artísticas contemporâneas possibilitam que a comunidade de Caxias do Sul conheça, perceba, participe e reflita sobre a arte, construindo seu processo de cidadania.

A UAV também possui parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), apoiando e divulgando o projeto Mostra UCS e o Salão do Campus 8 – Cidade das Artes para difundir a produção artística acadêmica. Além disso, apoia outros espaços, realizando o empréstimo de materiais expositivos, bem como divulgando ações artísticas de entidades.


Unidade de Artes Visuais

I – Promoção e realização de ações voltadas para a área das Artes Visuais:

  1. Exposições de arte na Galeria de Arte e Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura;
  2. Mediações de exposições;
  3. Bate-papo com artistas, workshops, palestras e oficinas gratuitas para o público;
  4. Ações educativas para educadores e estudantes mediante agendamento;
  5. Manutenção e Organização de visitas ao AMARP – Acervo Municipal De Artes Visuais.

II – A Unidade está localizada no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho:

Endereço: Rua Luiz Antunes 312, Panazzolo
Horário de visitação da Galeria de Artes e da Sala de Exposições: durante a semana, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 16h às 22h.


Visitas com mediação, ações educativas e de formação

A partir do Programa de Exposições da UAV, são realizadas visitas com mediação para público em geral e para grupos agendados, atendendo escolas e entidades socioeducativas. Também são realizadas outras ações visando à formação artística e à construção de processos educacionais em processos artísticos como formações de educadores, exibições de vídeo em sessões comentadas, conversas com artistas e curadores e workshops.

A UAV também possui um convênio com o Programa Arte na Escola Polo UCS, no qual mantém um grupo de estudos para atualização docente com professores da rede de ensino, além de abrigar um acervo da DVDteca Arte na Escola junto ao Acervo de Livros de Artes, catálogos, DVDs e materiais Educativos da UAV, disponíveis para empréstimo à comunidade.


Programa Criações Poéticas

O Programa Criações Poéticas iniciou em 2012 com o intuito de constituir uma rede de ações e reflexões contínuas e descontínuas em diferentes âmbitos das artes visuais, envolvendo o fomento, a promoção, a formação e principalmente a sensibilização à arte. As ações propõem o desenvolvimento de processos criativos, buscando uma aproximação a conceitos contemporâneos e à poética da arte, promovendo workshops, debates, experimentações, produções e criações por meio de diferentes linguagens.

Para realização dessas ações, a UAV efetiva ou mantém parcerias com diversas instituições como ECARTA – Fundação Cultural e Assistencial - SIMPRO, Santander Cultural – POA, Fundação Bienal do MERCOSUL, Museu do Trabalho, Fundação Iberê Camargo, MARGS, NAVI – Núcleo de Artes Visuais, Instituto Bruno Segalla, Galeria Arthista Um, UCS – Universidade de Caxias do Sul, FSG Centro Universitário, Galeria Mamute e Atelier/Galeria Jabutipê, entre outras.


Ações de reflexão

A UAV realiza ações de cunho reflexivo como AUTOPOIESIS – Seminário sobre Espaços de Arte e Coletivos Independentes, ENTRE-MEIOS – Encontro sobre Mediação e Seminário AMARP em RE-Flexão. Também foi realizado o DIÁLOGOS, uma proposta atenta à pluralidade de ideias e diversidade de pensamentos, onde o mote do projeto é a troca de ideias, promovendo a discussão e reflexão sobre fenômenos sociais contemporâneos que envolvem arte.

A Unidade recebe ainda os projetos da Bienal do Mercosul na cidade e anualmente participa da organização da Semana da Fotografia de Caxias do Sul. A semana conta com diversas atividades ligadas à arte, como exposições, palestras, oficinas, entre outros.


Contato

Unidade de Artes Visuais – Secretaria Municipal da Cultura

Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

E-mail: uniartes@caxias.rs.gov.br

Endereço: Rua Luiz Antunes 312, Panazzolo
Horário de visitação da Galeria de Artes e da Sala de Exposições: durante a semana, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 16h às 22h
Telefone: (54) 3901.1316