1. Início
  2. Serviços
  3. Cultura
  4. Museus

Memorial Atelier Zambelli

Descrição

Contemplativo frente a dinamicidade da cidade contemporânea, o monumento Jesus Cristo Terceiro Milênio foi concebido pelo artista plástico caxiense Bruno Segalla. Localizado junto ao Parque Mario Bernardino Ramos, popularmente conhecido como Pavilhões da Festa da Uva. A grandiosidade da obra abarca também um amplo mirante e uma capela inserida no próprio monumento.

Em sua base, um memorial surge como importante espaço cultural destinado a valorizar os saberes e fazeres artísticos da família Zambelli, que por muitos anos exerceram suas atividades na cidade de Caxias do Sul. Ali estão expostos moldes de imagens sacras, esculturas e ornamentos para igrejas, capelas e residências que foram desenvolvidos por alguns dos membros da família. Tudo se inciou com Tarquínio Zambelli que, formado aos 16 anos pela Escola de Belas Artes de Milão, foi o primeiro a apresentar seus conhecimentos técnicos e artísticos na então acanhada localidade que optara por se estabelecer, ao chegar da Itália, em 1885. Ali, Tarquínio logo ficaria conhecido pelas obras realizadas em madeira, além de receber várias premiações em eventos nacionais e internacionais.

Pai de cinco filhos, logo os direcionaria para o campo das artes criando o “Grande Laboratório Artístico”. Assim, Annuzia se dedicava ao acabamento e a pintura das obras realizadas pelo pai e irmãos, Mário Cilo especializou-se em arquitetura e arte cemiterial, Michelangelo estudaria na Academia Real de Belas Artes e na Acadêmia de Brera, em Milão, Itália. Após, na Argentina, foi diretor do Ateliê de Escultura P. Piedra Arenisca, além de participar das obras do famoso Teatro Colón, sendo acompanhado por Estácio Frederico e Mário Cilo. Também em Buenos Aires, Raffaele Enrico, o filho mais novo de seu primeiro casamento, frequentaria cursos de arte com seus irmãos, além de se dedicar a arte industrial na cidade do Rio de Janeiro.

Por fim, se alistaria como voluntário do Exército Real Italiano, morrendo em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial. Com o tempo, os irmãos criaram seus próprios espaços artísticos e o gesso passaria a ser a matéria-prima comumente utilizada, facilitando tanto o desenvolvimento das obras artísticas quanto a produção em série. A intensidade criativa da família, e a própria facilidade de produção das obras, logo passaria a atender toda a região Nordeste do Rio Grande do Sul até 2004, ano que o estúdio encerraria suas atividades. Frente a eminente demolição do antigo estúdio, o material ainda existente seria adquirido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Caxias do Sul e a Empresa Festa da Uva com a intenção de criar o Memorial Atelier Zambelli e preservar parte da história artística local. Hoje, reinaugurado, o espaço é palco para contemplações, estudos e reflexões de um importante momento da história local.

O Museu é aberto ao público e recebe visitas de terça a sexta-feiras das 9h às 17h; sábados das 11h Às 17h; domingos (consultar nas redes sociais).


Mais informações

Endereço: Espaço Interno Monumento Jesus Terceiro Milênio
Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos (Pavilhões da Festa da Uva)
Telefones: (54) 3221.2423 ou 3215.4445
Email: museumunicipal@caxias.rs.gov.br