1. Início
  2. Serviços
  3. Cultura
  4. Museus

Museu Ambiência Casa de Pedra

Descrição

O Museu Ambiência Casa de Pedra, popularmente conhecido como Casa de Pedra, feito de pedras assentadas e rejuntadas com barro, revela o modo de vida cotidiano na pequena propriedade, centrado no trabalho familiar. Na área externa, há um parreiral que relembra a principal cultura agrícola dos imigrantes italianos e seus descendentes, ao lado de outras árvores frutíferas e ornamentais, e de um forno, confeccionado artesanalmente com tijolos e barro.

A obra pertenceu a Jacob Brunetta de 1913 a 1946, quando tornou-se propriedade de David Tomazzoni. Com a expansão urbana naquela região, especialmente dos bairros São José e Santa Catarina, a antiga edificação estava ameaçada. Em 1974, aproximando-se o centenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul, o Município de Caxias do Sul negociou com a família Tomazzoni, tornando-se proprietário da área e instalando o museu. O espaço foi inaugurado em fevereiro de 1975, durante a Festa da Uva. Desde então, é referência para a comunidade e para os visitantes.


Mais informações

Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 11h às 17h
Horários aos domingos: consultar pelo telefone (54) 3901-1463 ou 3215-4445
Endereço: Rua Matteo Gianella, s/nº | Bairro Santa Catarina
E-mail: museumunicipal@caxias.rs.gov.br


Concurso de fotografia “Eu no Museu Ambiência Casa de Pedra”

Envie sua foto no Museu Ambiência Casa de Pedra para o e-mail culturacxs@gmail.com, conforme regulamento abaixo. As inscrições estarão abertas das 12h do dia 01 de agosto até às 17h do dia 18 de agosto de 2018. As fotos concorrentes serão projetadas nas paredes do museu no Dia Internacional da Fotografia, 19 de agosto, das 11h às 17h. A foto mais votada em uma enquete online até o meio-dia do dia 24 de agosto será divulgada durante o encerramento da Semana da Fotografia, dia 25 de agosto, às 20h, no Centro de Cultura Ordovás. Inscrição gratuita.

Regulamento "Eu no Museu Ambiência Casa de Pedra"
Publicado dia 31/07/2018 às 16:14