1. Início
  2. Serviços
  3. Cultura
  4. Museus

Museu Municipal de Caxias do Sul

Descrição

Criado por meio da Lei Municipal número 02, de 03 de outubro de 1947, o Museu Municipal de Caxias do Sul surge, no tempo presente, como um dos espaços de memória mais representativos da localidade. Vinculado ao Sistema Estadual de Museus – SEM/RS e ao Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, a complexidade de seu acervo, composto por mais de 12.000 itens, permite que suas exposições problematizem a história e a memória para além do âmbito local ou regional dando ênfase a múltiplos campos, tempos e movimentos que acabam por relacionar o passado ali representado com o próprio mundo contemporâneo. O Museu Municipal de Caxias do Sul possui XX salas expositivas, que totalizam seis ambientes de instigantes conjuntos temáticos. Tais espaços procuram problematizar a rica história de uma localidade que, surgida como Colônia Imperial de Imigração, em 1875, converter-se-ia, rapidamente, em uma das mais importantes cidades da Região Sul do Brasil. Sua Sala de Exposições Temporárias visa contribuir tanto para a promoção da cultura local quanto para a própria dinamização dos espaços acima mencionados, potencializando a universalidade do acesso à instituição. A exposição de longa duração, por sua vez, aborda desde a antiga e relevante presença indígena no território que deu origem a localidade, possuidora de trinta e oito sítios arqueológicos identificados e datados entre os anos de 470 e 1330, passando pelo intensificado processo colonizador desencadeado após a chegada dos imigrantes europeus. Desvelam-se, ao longo da exposição, saberes e fazeres relacionados ao trabalho rural e urbano, com destaque para os ofícios de agricultor, sapateiro, farmacêutico, dentista e alfaiate, entre outros. Do mesmo modo, ganham destaque a cultura, o artesanato, a representação do comércio e da indústria metalúrgica, as imagens de devoção religiosa, a importância da mulher frente a construção social, econômica e histórica da localidade, além dos brinquedos e outros objetos utilizados em momentos de lazer. Seu acervo, amplamente registrado e catalogado pelo setor de Registro e Inventário da instituição, é composto, principalmente, por doações. As ações desenvolvidas pelo setor de Educação Patrimonial levam os visitantes a se perceberem como agentes envoltos em um contexto histórico produzido cotidianamente por muitas e diferentes mãos. O Museu Municipal de Caxias do Sul, desse modo, vem gradualmente se consolidando como um espaço vivo, que valoriza a História, a Pesquisa, a Arte, a Cultura e a Educação.


O Prédio

Em 1884, quando fora construído para servir de moradia à família de Morandi-Otolini, a robustez do sobrado de linhas arquitetônicas voltadas ao estilo colonial português possivelmente impressionasse os habitantes da pequena vila que havia se formado após os primeiros nove anos de colonização. Localizado no ponto mais alto de uma lombada, atual rua Visconde de Pelotas, o ponto lhe acarretava ainda mais visibilidade frente as edificações existentes no período. Tal imponência atrairia os olhares do próprio poder público local, de modo que, em 1894, viria a adquiri-la mediante a negociação com a família que ali habitava. A partir de então, tal espaço fora palco para a sede do Fórum local, Colégio Elementar, Delegacia de Polícia, Guarda Municipal, Intendência e, por fim, da própria Prefeitura que dele sairia somente em 1974, quando fora transferida para o prédio que havia sido construído para a realização da Festa da Uva de 1954, na Rua Alfredo Chaves, onde permanece até hoje. Desativado em 1967, devido a demolição do prédio que então ocupava, o Museu Municipal de Caxias do Sul seria ali instalado, em 1974, na véspera do Centenário da Imigração Europeia. O prédio foi inscrito no Livro Tombo do Município em 28 de novembro de 2001. Atualmente abriga a Sede Administrativa da Divisão de Museus Municipais.

O espaço conta com monitores qualificados para tornar a sua visita ainda mais interessante.


Exposições, documentários e caixas de memória

O Museu Municipal dispõe, ainda, de sala para exposições de curta duração e/ou eventos e exposições disponíveis para empréstimo, bem como documentários e filmes para empréstimo.

O projeto Caixas de Memória, por sua vez, reúne um kit de materiais teóricos e práticos para ser utilizado em sala de aula com alunos de diferentes séries, com o intuito de incorporar novos procedimentos de trabalho, tais como leitura e análise de documentos, pesquisa de campo, uso de vídeos, músicas e textos.


Semana Nacional de Museus

Caxias do Sul participa da Semana Nacional de Museus, celebrada em maio, trazendo para a cidade projetos locais.


Museu Arte Viva

O projeto Museu Arte Viva disponibilizará ações nas áreas de música, dança, teatro e audiovisual para apresentação nos museus da cidade, dentro dos rodízios de abertura aos domingos. Podem participar artistas, coletivos, curadores e produtores culturais.

Regulamento 2019
Publicado dia 14/01/2019 às 13:09
Ficha de Inscrição 2019
Publicado dia 14/01/2019 às 13:09

Mais informações

O Museu é aberto ao público e recebe visitas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 11h às 17h. Também fica aberto um domingo por mês, conforme rodízio da SMC.

Horários aos domingos: consultar pelos telefones (54) 3221.2423 ou 3215.4445
Endereço: Rua Visconde de Pelotas, 586 | Bairro Centro

Telefone: (54) 3221-2423
E-mail: museumunicipal@caxias.rs.gov.br