1. Início
  2. Serviços
  3. Educação

Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, por meio das interações e da brincadeira, considerando o educar e o cuidar como processos indissociáveis. Busca-se valorizar o lúdico e as culturas infantis, assegurando o direito ao brincar.

O atendimento na Educação Infantil na rede pública municipal é realizado em Escolas de Educação Infantil com gestão compartilhada e em Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Para administrar as 45 Escolas de Educação Infantil, o município estabeleceu contrato de gestão compartilhada com 3 entidades; nessas escolas, são atendidas crianças de zero a 5 anos. Em 60 Escolas Municipais de Ensino Fundamental, há turmas de pré-escola, que atendem crianças de 4 e 5 anos.

A Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), investe na qualificação dos profissionais, dos espaços, tempos, materiais e equipamentos, buscando garantir uma Educação Infantil de qualidade. As escolas contam com assessoria técnico-pedagógica, que acompanha e orienta o trabalho realizado, além de promover encontros de formação com os profissionais – reuniões, oficinas, cursos, palestras e seminários.

A Smed também conta com uma Comissão de Monitoramento e Fiscalização, com o objetivo de orientar, acompanhar, fiscalizar e avaliar as instituições públicas e particulares do município, zelando pela observância da legislação e primando pela qualidade no atendimento às crianças.

O processo de inscrição das crianças na Educação Infantil da rede pública é realizado na Central de Matrículas e gerenciado pela Smed.

As ações promovidas buscam a articulação entre a Educação e as demais áreas – Saúde, Cultura, Assistência Social, Esporte e Lazer, Conselhos, entre outras.


Relações de escolas de educação infantil

Relação de Escolas de Educação Infantil - MUNICIPAIS
Publicado dia 18/02/2020 às 15:02
Relação de Escolas de Educação Infantil - PRIVADAS
Publicado dia 12/12/2019 às 10:38