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Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações externas.

O Ideb é calculado a partir de dois componentes: taxas de rendimento escolar - aprovação e reprovação - obtida a partir do Censo Escolar, realizado anualmente; e as médias de desempenho da Prova Brasil, para os municípios. Com o Índice, apresentado numa escala de 0 a 10, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação e serve como referência para as políticas públicas pela melhoria da qualidade da educação.

As metas relativas às médias de desempenho são diferenciadas para cada rede e escola. Elas são apresentadas bienalmente de 2005 a 2021. Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência. No caso das redes e escolas com maior dificuldade, as metas preveem que haja um esforço mais concentrado, com apoio específico do Ministério da Educação, para diminuir as desigualdades.

Os resultados municipais e de cada escola, deverão ser discutidos e analisados com a finalidade do estabelecer um diagnóstico e auxiliar o planejamento de estratégias tanto na Secretaria da Educação como em cada unidade escolar.

  • Ideb's observados em 2005-2007-2009-2011-2013-2015;
  • Metas 2005-2021 para a rede municipal – Caxias do Sul.
IDEB observado
2005 2007 2009 2011 2013 2015
5° ano 4,4 5,1 5,4 5,7 5,7 6
9° ano 4,1 4,4 4,9 4,7 4,6 4,9
Metas projetadas
2005 2007 2009 2011 2013 2015 2020 2021
5° ano 4,5 4,8 5,2 5,5 5,8 6 6,3 6,5
9° ano 4,2 4,3 4,6 5 5,3 5,6 5,8 6,1

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