O Grupo de Trabalho Cuidar é formado por duas psicólogas e uma psicopedagoga. A atuação ocorre em três segmentos: professores, professores readaptados/com delimitação de tarefas e famílias. Através do desenvolvimento de ações de prevenção em saúde física, social e mental, tem como objetivos desenvolver e/ou manter um ambiente escolar harmônico, saudável e favorecedor de aprendizagens. O GT ainda visa aproximar as famílias dos estudantes às escolas, fomentando a participação, a responsabilização e o envolvimento no processo educativo.

O segmento de professores busca possibilitar espaços de reflexão e de cuidado, instrumentalizando esses profissionais para a tomada de consciência das próprias emoções, pensamentos e comportamentos. Também incentiva a regulação emocional e fisiológica, o conhecimento de estratégias de resolução de problemas e a compreensão da comunicação assertiva e a comunicação não violenta. Por fim, promove o conhecimento de estratégias de administração do tempo e a gestão de comportamentos.

Já a área de professores readaptados/delimitação de tarefas desenvolve ações que oportunizam descobertas de diferentes habilidades pessoais e o efetivo exercício delas, contribuindo com o fazer pedagógico. Também fomenta um espaço de acolhimento e integração que favoreça o processo de resiliência desses profissionais.

Por fim, o segmento das famílias propicia a reflexão sobre o papel da escola na comunidade e da participação dos pais na escola. A intenção é oferecer estratégias de aproximação e de qualificação das relações familiares, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino.

O trabalho desenvolvido pelo GT Cuidar é oferecido a todas as escolas, de forma específica e pontual, atendendo às demandas solicitadas e constatadas, respeitando as particularidades que cada uma delas apresenta.