Jogos Escolares e Paraescolares

Os Jogos Escolares e Paraescolares Prof. Luiz César dos Santos são competições esportivas com viés pedagógico educacional, oferecidas para as escolas das quatro redes de ensino (municipal, estadual, particular e federal) de Caxias do Sul. As atividades têm como principal objetivo integrar a educação, a saúde, o esporte e o lazer, como elementos básicos para a melhoria e desenvolvimento dos estudantes.

As competições escolares ocorrem de março a dezembro, em diversos locais da cidade. Os jogos são disputadas por alunos entre oito e 17 anos, divididos nas categorias mini, mirim, infantil e juvenil, nos naipes feminino e masculino. O calendário escolar compreende as modalidades de minirrústica, minirrústica PCD, atletismo, paratletismo, xadrez, xadrez adaptado, bocha paralímpica, basquetebol, badminton, handebol, tênis de mesa, tênis de mesa paralímpico, tag rugby, voleibol, judô e futsal.


Festivais Escolares

São jogos de Caçador e Newcon, realizados durante o ano letivo. Os festivais têm o objetivo de possibilitar às escolas e seus alunos atividades lúdicas que contemplem o maior número de estudantes participantes possíveis, com ênfase em modalidades e atividades que preservam as características próprias da faixa etária de cada criança.


Clínicas

São atividades de formação destinadas a professores das redes pública e privada de ensino, com base no ensinamento teórico e prático de modalidades esportivas e atividades físicas. Um dos objetivos das formações oferecidas pela Smel é o de explanar técnicas e dinâmicas, além de renovar e ampliar o conhecimento de práticas que podem ser desenvolvidas dentro do âmbito escolar, a fim de favorecer os estudantes.