Descrição

A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) participa ativamente de ações realizadas para a comunidade. Além dos eventos organizados internamente, a Smel também firma parcerias com instituições que trabalham pelo bem-estar da cidade. Através delas, torna-se possível a realização de eventos de grande porte que envolvam as mais variadas áreas e segmentos esportivos, de lazer, saúde e recreação.


Lista de eventos

Meia Maratona de Caxias do Sul

A Lei nº 8.124, de 9 de setembro de 2016, instituiu a Meia Maratona de Caxias do Sul. A competição passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município e é realizada pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e o Clube de Corredores da cidade. Cabe a esses órgãos organizar e coordenar a programação do evento que ocorre no mês de setembro.


Semana da Pátria e Desfile da Independência

São as manifestações de patriotismo da comunidade caxiense em todas as suas esferas. A organização é desenvolvida por uma comissão que tem a coordenação-geral da Smel. Fazem parte das ações a chegada do Fogo Simbólico, que percorre as ruas da cidade, e a solenidade do Fogo de Conselho. No dia 1º de setembro ocorre a abertura oficial da Semana da Pátria com a participação efetiva de escolas, entidades e comunidade nos hasteamentos e arriamentos das bandeiras, diariamente, na Praça Dante Alighieri. No dia 7 de setembro acontece o Desfile da Independência, com a participação de escolas e entidades.


Copa Navegar e Navegando em Família

A Copa Navegar é uma competição náutica entre os alunos do Programa Caxias Navegar que acontece nas modalidades de canoagem, remo e vela. A iniciativa busca integrar e avaliar a aprendizagem dos alunos. Já o Navegando em Família é uma atividade que convida pais, familiares e responsáveis a conhecerem o ambiente do programa e a participarem das aulas com seus filhos.


Festivais de Esporte Atletas do Amanhã

São encontros realizados durante o ano entre os alunos participantes do Programa Atletas do Amanhã. Tem como objetivo a integração, o desenvolvimento do espírito de equipe e o aperfeiçoamento da iniciação esportiva. Os festivais destinam-se a crianças e adolescentes de ambos os sexos, entre seis e 17 anos, e contemplam diversas modalidades.


Passeio Ciclístico

É uma atividade de lazer que desenvolve a socialização e o bem-estar da comunidade. Tem por objetivo despertar na comunidade o gosto pela prática do ciclismo e estimular o uso da bicicleta como meio de transporte. A atividade é aberta a todas as pessoas da comunidade caxiense e das cidades vizinhas. O passeio ciclístico é realizado no mês de novembro e conta com o apoio de diversas entidades e iniciativa privada. Há sorteio de brindes e de bicicletas entre os participantes.


Caminhada e Corrida da Fé

A atividade envolve a prática de caminhadas e corridas junto a momentos de fé no mês comemorativo a Nossa Senhora de Caravaggio. O evento busca estimular a realização de exercícios físicos e integrar os municípios vizinhos numa atividade que envolve saúde e religiosidade. A ação acontece no mês de maio e é aberta a todas as pessoas da comunidade caxiense e das cidades vizinhas. Há o acompanhamento de profissionais de educação física no percurso, batedores, ambulância, hidratação e distribuição de brindes.


Caravana ao Santuário de Caravággio

Este evento envolve a participação dos alunos dos programas Conviver e Ginástica e Ginástica Sênior. Promove momentos de espiritualização, reflexão e fé.


Festa Junina

Os alunos dos programas da divisão do Lazer da Secretaria são convidados a participar da Festa de São João, um dos maiores encontros promovidos pela Smel com o objetivo de resgatar as manifestações culturais como danças e músicas populares. Promove ainda a integração e sociabilização de todos os alunos.


Festa da Corte

Evento específico para os alunos do Programa Conviver, que acontece de dois em dois anos, sempre no ano que antecede a Festa da Uva. Tem por objetivo apresentar à sociedade as Embaixatrizes do Conviver, que são indicadas por seus colegas em cada grupo do programa. Essas alunas são pessoas com idade de 60 anos ou mais que, durante o período em que permanecem como Embaixatrizes, representam seus grupos em atividades como: Festa da Uva, Passeios, Desfile Cívico, eventos da Secretaria, entre outros.


Celebração de Ação de Graças

Agradecimento e reflexão dos momentos vividos no decorrer do ano, onde todos os alunos dos programas da divisão do Lazer são convidados. Esse evento é comemorado no Dia Nacional de Ação de Graças, no mês de novembro.


Filó do Interior

O Filó é organizado para os alunos compartilharem um momento festivo e saudável dentro do programa Conviver, resgatando o passado dos imigrantes italianos e valorizando a união de famílias e amigos. O evento ocorre, especialmente, para os participantes dos grupos do interior e das regiões administrativas.


Interbairros de Câmbio (Intercâmbio)

São jogos de integração entre todos os alunos do Programa de Jogos Adaptados para Adultos e Terceira Idade. Os grupos de Câmbio se reúnem no Ginásio Enxutão para passarem o dia jogando e confraternizando. Os jogos são desenvolvidos na forma de jamboree onde as equipes são formadas com participantes de todos os grupos, reforçando ainda mais os laços de amizade. No final, todos os alunos recebem medalhas de participação.