1. Início
  2. Serviços
  3. Esporte e Lazer
  4. Lazer

Programas de Saúde e Lazer

Conviver

Conforme Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, art. 20, a Smel qualifica seu atendimento através do Programa Conviver. A iniciativa atende o público adulto de ambos os sexos a partir dos 60 anos de idade, que procuram conservar e melhorar sua qualidade de vida. O programa oportuniza à comunidade urbana e rural atividades de participação contínua elaboradas, organizadas e orientadas por profissionais da área de Educação Física, enfatizando em seus atendimentos os aspectos sócios-afetivos, físicos, biológicos e espirituais. O trabalho é desenvolvido com encontros semanais, de março a dezembro, em locais disponibilizados pela comunidade, tais como centros comunitários, salões paroquiais, ginásios, clubes, entre outros.


Horários e locais

Segunda-feira
TURNO HORÁRIO GRUPOS
MANHÃ 8h Fazenda Souza A (Clube Minuano) Salgado Filho (Salão Igreja São Jorge) Santa Fé (Centro Comunitário) Pio X A (Vasco)
9h30 Fazenda Souza B (Clube Minuano) Pio X B (Vasco)
9h45 Vila Ipê (Creche e Centro Espírita São Francisco)
TARDE 13h30 Santa Lúcia do Piaí (Salão Paroquial) Esplanada (Salão da Igreja São Judas Tadeu) Madureira A (Centro Comunitário) São Leopoldo/Jesus Bom Pastor (Salão Paroquial) Ana Rech A (Salão Paroquial)
14h Forqueta (Clube União Forquetense)
15h Madureira B (Centro Comunitário)
15h15 Arco Baleno (Salao Paroquial Igreja Santa Terezinha)
15h30 Vila Oliva (Salao Paroquial) Ana Rech B (Salão Paroquial)
15h45 São Caetano (Salao Paroquial)
16h Desvio Rizzo (Sala embaixo do Salão Paroquial)
Terça-feira
TURNO HORÁRIO GRUPOS
MANHÃ 8h Rio Branco A (Sala de batismo Igreja Capuchinhos) São Romédio (Salão Paroquial)
8h15 Serrano A (Salão Paroquial Igreja Menino Deus)
8h30 Nossa Senhora de Lourdes D (Salão Paroquial)
9h30 Rio Branco C (Sala de batismo Igreja Capuchinhos)
9h45 Serrano B (Salão Paroquial Igreja Menino Deus) Galópolis (Associação Amigos de Galópolis)
10h Nossa Senhora de Lourdes E (Salão Paroquial)
TARDE 13h30 Rio Branco B (Sala de batismo Igreja Capuchinhos) Sagrada Família A (Salão Paroquial) Jardim Eldorado A (Centro Comunitário) Vila Cristina (CTG) Bela Vista A (Salão da Igreja) São Pelegrino C (Salão Paroquial)
15h Rio Branco D (Sala de batismo Igreja Capuchinhos) Sagrada Família B (Salão Paroquial) Jardim Eldorado B (Centro Comunitário) Bela Vista B (Salão da Igreja)
15h30 Santos Dumont
16h São Pedro - 3ª Légua (Salão Paroquial)
Quarta-feira
TURNO HORÁRIO GRUPOS
MANHÃ 8h Medianeira A (Salão Paroquial) Cristo Redentor (Centro Espírita) São José B (Salão Paroquial Clube de Mães) Santa Catarina (CTG E. E. Santa Catarina) São Vicente (E. M. São Vicente)
8h15 Panazzolo (Salão Igreja Luterana – Rua Tom Arthut Kratz, 70)
9h30 Medianeira B (Salão Paroquial)
9h45 Loteamento Kahler (Centro Comunitário) Exposição A (Igreja Luterana) Jardim América (Ginásio) Presidente Vargas (Perpétuo Socorro)
TARDE 13h30 Boa Vista (Clube Panela Velha) Pioneiro A (Centro Comunitário) Nossa Senhora de Lourdes A (Salão Paroquial) Centro Murialdo (Salão da Igreja)
14h Cohab/Jardim Itália (Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida) Cruzeiro (Salão Paroquial)
15h Pioneiro B (Centro Comunitário) Nossa Senhora de Lourdes B (Salão Paroquial)
15h30 Kayser/São Francisco (Salão Menor da Igreja São Francisco de Assis)
15h45 Santa Lúcia (Salão Paroquial) Vila Leon (Salão Paroquial)
Quinta-feira
TURNO HORÁRIO GRUPOS
MANHÃ 8h Fátima A (Centro Comunitário) São Leopoldo (Salão Igreja Jesus de Nazaré) São Ciro (Salão da Igreja) São Caetano (Centro de Iniciação ao Esporte)
8h30 São Pelegrino A (Salão Paroquial)
9h30 São Pelegrino B (Salão Paroquial) Fátima B (Centro Comunitário)
9h45 Floresta (Salão da Igreja Santa Rita) São Luis da 6ª Légua (Salão Paroquial)
TARDE 13h30 Jardim das Hortências (Rota do Sol) Nossa Senhora de Lourdes C (Salão Paroquial) Criúva (Salão Paroquial) Cidade Nova (Centro Comunitário)
14h São José A (Salão Paroquial Clube de Mães)
15h Nossa Senhora de Lourdes F (Salão Paroquial)
15h30 Vila Seca (Salão Paroquial)
15h45 São José Garbim (Salão Paroquial da Igreja São Pedro)
16h Ordovás
17h30 São Braz (Salão Paroquial)

Bairros do Programa Conviver
Ana Rech Fazenda Souza Presidente Vargas São Leopoldo Jesus Bom Pastor
Arco Baleno Forqueta Rio Branco São Luiz da 6ª Légua
Bela Vista Galópolis Sagrada Família São Pelegrino
Boa Vista Jardim América Salgado Filho São Leopoldo Jesus Nazaré
Centro Jardim Eldorado Santa Catarina São Luiz
Cidade Nova Jardim Itália/Cohab Santa Fé São Pedro da 3º Légua
Criúva Kayser Santa Lúcia São Romédio
Cristo Redentor Loteamento Kahler Santa Lúcia do Piaí São Vicente
Cruzeiro Madureira Santos Dumont Serrano
Desvio Rizzo Medianeira São Brás Vila Cristina
Esplanada Nossa Senhora de Lourdes . São Caetano Vila Ipê
Exposição Panazzolo São Ciro Vila Leon
Fátima Alta Pio X São José Vila Oliva
Floresta Pioneiro São José Garbin Vila Seca

Mat Pilates

O programa oferece para o público de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 50 anos, uma atividade funcional e terapêutica. Ele visa um envelhecimento saudável, bem-sucedido, através da promoção e prevenção da saúde física e mental, proporcionando atividades de baixo impacto, que permitem a evolução da consciência corporal, preservando as atividades de vida diária. Os encontros são semanais e sistemáticos com duração de 50 minutos. O atendimento é realizado por um profissional de Educação Física formado e sob a coordenação da Smel.


Jogos Adaptados: Câmbio

O programa visa adaptar os desportos convencionais em suas regras normais e de formas de jogo, sem descaracterização das mesmas, dando aos integrantes condições de participação, independente de seu condicionamento físico ou de suas habilidades desportivas. O público-alvo são pessoas acima dos 50 anos, de ambos os sexos, com atendimento semanal.

As aulas são ministradas e supervisionadas por profissionais de Educação Física, em locais disponibilizados gratuitamente pela comunidade, tais como quadras e ginásios poliesportivos. As pessoas interessadas em participar deverão comparecer no local e horário da aula para fazer sua inscrição e participar das atividades gratuitamente.


Dança Educacional

O programa busca trazer aos alunos o máximo de cultura, expressão artística e corporal pela modalidade de ballet clássico. Os encontros ocorrem uma vez por semana e contemplam crianças de cinco a 12 anos de escolas públicas do município.

Dentre os objetivos do programa estão: desenvolver capacidade física, trabalhando com os fundamentos da dança, como a propriocepção, lateralidade, flexibilidade, força e coordenação motora; oferecer uma atividade que contribua para a saúde física e mental dos alunos, contribuindo para a socialização; conhecer movimentos específicos do estilo do ballet clássico; e promover atividades em diferentes níveis corporais.


Ginástica e Ginástica Sênior

O programa conta com atividades corporais. As aulas são coordenadas por profissionais de Educação Física em encontros semanais. Os atendimentos são feitos em diversos locais da cidade, como salões paroquiais, centros comunitários, ginásios e clubes.

A ginástica adulta é oferecida para a população entre 18 e 54 anos. Já a sênior para a população acima dos 60 anos, de ambos os gêneros. Tanto para jovens, quanto idosos, a ginástica proporciona diversos benefícios, entre eles a melhora na capacidade física e resistência muscular, de forma homogênea, bem como o de trabalhar a flexibilidade, agilidade, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório dos participantes. Existe também a faixa de transição. Ela permite que a população compreendida entre os 55 e 59 anos possa escolher participar das turmas da ginástica adulta ou sênior, conforme achar mais adequado.


Academia Popular

A Academia Popular visa auxiliar no combate a inatividade física e conscientizar sobre as desvantagens de levar uma vida extremamente sedentária, proporcionando também momentos de lazer aos seus frequentadores. Com o intuito de atender toda a comunidade caxiense, também é oferecida a academia para Pessoa com Deficiência (PCD). Ela é composta por aparelhos para atividade física, adaptados para cadeiras de rodas.

Os equipamentos foram desenvolvidos para ambientes abertos com o objetivo de estimular a coordenação motora, além de fortalecer a musculatura, melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a mobilidade das articulações. Além dos equipamentos, foram instaladas placas com orientações sobre alongamento e como utilizar cada aparelho. Atualmente, a cidade possui 62 Academias Populares.


Intervenção Saúde

O Intervenção Saúde é um programa da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer que visa atender, ao máximo, atividades que remetam ao conceito de saúde na educação física. Esse conceito parte do pressuposto de que a manutenção da condição de saúde das pessoas é fator primordial. Como o principal objetivo desta secretaria é a promoção das atividades físicas, esportivas, recreativas e de lazer, o Intervenção Saúde surge para contemplar a necessidade de ações que fomentam a prática de atividade física assim como o que possa despertar nas pessoas a consciência para uma vida ativa e saudável. Cada edição do Intervenção Saúde representará um elemento da Cultura Corporal do Movimento Humano, sendo eles: esporte, ginástica, dança, luta e artes marciais e jogo: recreação e lazer.

A ação tem como objetivo promover junto à comunidade caxiense atividades que proporcionam a manutenção e a promoção da saúde, além disso, alertar e despertar os participantes para que tenham hábitos de vida ativa e saudável. A intenção deste programa também é envolver as diversas instituições e profissionais da cidade em uma atividade que traga conforto, lazer e bem-estar para os participantes.


Programa Capoeira para a Vida

O programa é desenvolvido nas escolas públicas do município para crianças e adolescentes. Ele visa a promoção e inspiração da saúde por meio da prática da atividade física e cultural. As ações ocorrem durante a semana. Dentre os objetivos estão: conhecer os fundamentos, os movimentos, a musicalidade e o ritual da Capoeira; vivenciar a experiência do batizado na Capoeira; e jogar Capoeira na roda de forma respeitosa aos fundamentos.


Programa Saúde do Servidor

O programa tem o objetivo de atender os servidores da Prefeitura de Caxias do Sul, oferecendo encontros semanais de ginástica funcional, treinamento de corrida e alongamentos em grupos de no máximo 50 pessoas. Durante os encontros são desenvolvidas atividades de movimentos rítmicos, exercícios de treinamento funcional, movimentos combinados, isométricos e métricos para musculaturas localizadas e amplas que desenvolvam qualidades físicas como coordenação motora, consciência corporal, melhora na capacidade cardiorrespiratória, exercícios de alongamento, aquecimento e relaxamento.