1. Início
  2. Serviços
  3. Meio Ambiente

Concursos Culturais

Descrição

Anualmente, a Semma promove concursos culturais com o objetivo de despertar na comunidade a consciência ambiental. Informações como prazo para inscrições e o regulamento dos concursos são divulgadas nos meses de seleção.


Dedo Verde

O concurso cultural Dedo Verde é direcionado para alunos da Educação Infantil e visa estimular a imaginação das crianças através da confecção de desenhos, bem como conscientizá-las sobre a importância da preservação da natureza. Os desenhos devem ter relação com o tema escolhido anualmente.

O nome do concurso cultural é inspirado na obra do escritor francês Maurice Druon, Tistou les pouces verts (O Menino do Dedo Verde). O livro conta a história de Tistu, uma criança capaz de fazer crescer flores e outras plantas apenas com o toque de sua pequena mão.

Votação para escolha dos vencedores de 2018: https://buff.ly/2xv0BRK.


Calendário Ecológico

O concurso cultural Calendário Ecológico tem como alvo os estudantes do Ensino Fundamental das redes pública e privada de ensino. Busca promover a criatividade artística dos adolescentes, por meio de desenhos relacionados com a temática do concurso, escolhida a cada ano.

Regulamento - Calendário Ecológico 2019
Publicado dia 15/08/2018 às 12:54

Clic Ambiental

O concurso Clic Ambiental tem como objetivo reconhecer e premiar as melhores fotografias conforme o tema escolhido a cada ano, incentivar a criatividade, despertar a comunidade para as riquezas, belezas e singularidades ambientais de Caxias do Sul, além de contribuir para a formação de cidadãos conscientes.


Olimpíada Ambiental

A Olimpíada Ambiental tem como objetivo integrar estudantes de Ensino Médio das escolas públicas e privadas do município de Caxias do Sul. Visa identificar junto à comunidade escolar os desafios e soluções em relação às questões ambientais da atualidade, sensibilizando os alunos quanto à preservação e conservação do meio ambiente. As atividades práticas desenvolvidas na competição estimulam a reflexão, mudança de atitudes e ações ambientalmente corretas, colaborando assim para a criação de cidadãos conscientes sobre a problemática ambiental.