Serviços
Use o menu abaixo para conhecer os serviços prestados pela Prefeitura de Caxias

Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal

O Departamento de Proteção e Bem-estar Animal foi criado com o objetivo de defender e proteger os animais. Além disso, atua no controle populacional, com foco no equilíbrio ambiental, e desenvolve ações que diminuam o índice de abandono dos animais.


Canil Municipal

O Canil Municipal de Caxias do Sul está situado em uma área de dois hectares, em São Virgílio da 6ª Légua. O local abriga cerca de mil cães e gatos. A estrutura conta com três médicas veterinárias, dois estagiários do curso de Medicina Veterinária e 12 funcionários responsáveis pelo tratamento dos animais. Todos  recebem alimentação, com ração premium, e os espaços passam por higienização diária.


Adote por Amor

A campanha Adote por Amor tem por objetivo buscar um novo lar para os animais do Canil Municipal. A iniciativa busca a posse responsável. Por isso, os interessados devem preencher um cadastro. A partir das informações prestadas, a equipe do canil realiza uma entrevista para identificar o animal que mais se enquadra ao perfil do candidato. Esse tipo de processo tem reduzido a devolução ou novos casos abandono.

Além do atendimento no canil, a campanha também realiza ações em áreas públicas da cidade para trabalhar a conscientização e promover novas adoções.

Formulário de adoção


Denúncias

O Departamento de Proteção e Bem-estar Animal também atua na investigação de denúncias de maus-tratos, zelando pela qualidade de vida dos animais. Além disso, aqueles que estão em vulnerabilidade social, em vias públicas, e que não possuem tutor, também são atendidos por meio de queixas.

Os formulários para preenchimento das denúncias podem ser acessados nos links abaixo. É importante o envio de fotos dos animais para comprovar a situação em que ele se encontra, para o e-mail: bemestaranimalcaxias@gmail.com.

Formulários


Castrar é tudo de bom

A prefeitura oferece castração e microchipagem gratuita a cães e gatos de famílias de baixa renda, bem como a animais de rua, uma vez que estão sob a tutela do Município. Para tanto, formulários para cadastramento e seleção foram distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Terão direito ao benefício os cidadãos que tenham cadastro na Fundação de Assistência Social (FAS) atualizado e renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa.

Os cadastros serão avaliados e, após triagem, será feita a confirmação do recebimento da cirurgia. A Semma realiza um trabalho de conscientização sobre a importância da castração em diversas localidades da cidade, por meio de palestras com veterinários.