Os servidores que necessitarem transporte coletivo urbano deverão solicitar o auxílio-transporte através de formulário específico, junto ao responsável de pessoal de sua secretaria até dia 15 do mês. O servidor deverá dirigir-se à Visate para providenciar o cartão Caxias Urbano para que possa utilizá-lo a partir do dia 1º do mês seguinte ao pedido. Para os servidores que já possuem o Cartão Caxias Urbano, as compras serão efetuadas no próprio cartão.

O primeiro cartão é gratuito e, se houver necessidade de segunda via, haverá um custo equivalente a dez passagens. A despesa com o auxílio-transporte será custeada pelo empregado na proporção de 4% do seu salário-base e complementada pelo Executivo Municipal. O cartão Caxias Urbano é vinculado ao CPF e ocorrências como perda, extravio ou problemas de leitura deverão ser tratadas pelo servidor diretamente com a Visate.

Se o servidor tiver uma quantidade de afastamentos igual ou superior a 20 dias não será concedida a compra de vale-transporte (sendo que essa não recarga poderá ser até dois meses após os afastamentos). Se no dia da compra o servidor tiver saldo superior ao concedido para o mês, não será comprado o auxílio-transporte.