Descrição

A ostomia é uma intervenção cirúrgica que permite criar uma comunicação entre o órgão interno e o exterior, como a finalidade de eliminar os dejetos do organismo. A nova abertura que se cria com o exterior, chama-se ostoma. A cirurgia pode ser necessária por diversos motivos: perfurações acidentais no abdômen, câncer no reto, no intestino grosso e na bexiga, entre outros.

As pessoas submetidas a esta cirurgia utilizam um dispositivo, geralmente uma bolsa, que permite recolher o conteúdo a ser eliminado através do ostoma. As bolsas de colostomia são fornecidas pela Secretaria Estadual da Saúde (5ª CRS). Cabe ao município, através do Serviço de Ostomizados, o cadastro e a dispensação deste material para os pacientes, bem como a realização de treinamentos, visitas domiciliares e orientações.

Os usuários são encaminhados pelos hospitais e Unidade Básicas de Saúde (UBSs). Para ter acesso ao material é preciso apresentar o Cartão SUS, documento de identidade, CPF, comprovante de endereço e atestado médico.


Localização

Endereço: Rua Sinimbu, nº 2.231, bairro Centro
Telefone: (54) 3217.8833
Atendimento ao público: das 7h às 13h