1. Início
  2. Serviços
  3. Saúde

Estratégia de Saúde da Família

As equipes de saúde da família (ESF) atuam junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). São formadas por, no mínimo, um médico, um enfermeiro, um técnico ou auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS), todos com carga de 40 horas de trabalho semanal. Pode-se acrescentar a esta composição os profissionais de saúde bucal.

Cada equipe de ESF faz o acompanhamento de até 3.500 habitantes. Esses profissionais atuam de forma localizada em uma área geográfica delimitada, realizando cadastramento dos usuários e seus domicílios, bem como diagnóstico situacional de saúde. Atuam em parceria com a comunidade, buscando o cuidado dos indivíduos e das famílias.

As ESF realizam visitas domiciliares, desenvolvendo ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação das doenças e agravos. Particular atenção é dada às pessoas em situação de maior vulnerabilidade, como crianças, idosos, gestantes, portadores de doenças crônico-degenerativas ou com deficiências.

O município tem 27 UBSs credenciadas como ESF, com 45 equipes. A cobertura de ESF na Atenção Básica é de cerca de 33%. As ESF de Caxias do Sul contam ainda com o apoio de outros profissionais da área da saúde e assistência social, nas próprias UBSs ou em UBSs de referência, para o encaminhamento de situações de maior complexidade, compartilhamento e discussão de casos clínicos e educação continuada.

Há também sete UBSs com Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que realizam visitas domiciliares aos usuários, e 14 UBSs que atuam no modelo tradicional, ofertando atendimento de enfermagem, gineco-obstétrico, pediátrico, clínico-generalista e odontológico, tendo também suporte de assistentes sociais e nutricionistas.


Mapas

UBSs com Estratégia de Saúde da Família
Publicado dia 01/01/2018 às 08:00
UBS TRADICIONAIS
Publicado dia 28/05/2018 às 18:31
Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde -EACS
Publicado dia 28/05/2018 às 18:31