Laboratório de Sorologia
O Laboratório de Sorologia executa rigoroso controle e análise de todas as amostras de sangue dos doadores, com reagentes de alta sensibilidade para detectar marcadores de infecções transmissíveis pelo sangue, como por exemplo Anti-HBC, Anti-HTLV I/II, Anti-HIV I/II, Chagas, Anti-HCV, HBsAg e VDRL.
Além dos testes realizados no Laboratório de Sorologia do Hemocs, amostras de todos os doadores são enviadas para um serviço de referência (Hemosc) para serem igualmente testadas para NAT HCV, NAT HIV e NAT HBV (testes de biologia molecular – Biomanguinhos – Fiocruz), para detecção do genoma viral. Estes exames visam agregar maior segurança transfusional, pois reduzem o período da “janela imunológica” (período curto em que o vírus da doença está no organismo, mas ainda não pode ser detectado pelos testes).
Laboratório de Imuno-hematologia
Divide-se em Laboratório de Imuno-hematologia do Doador e Laboratório de Imuno-hematologia do Receptor. É responsável pela realização diária de exames imuno-hematológicos de doadores e é referência às agências transfusionais dos hospitais vinculados ao Hemocs para resolução de casos complexos dos receptores, como incompatibilidades sanguíneas, aloimunizações, entre outros.
Laboratório de Controle de Qualidade
Visa garantir a qualidade dos hemocomponentes obtidos no processo de fracionamento do sangue total coletado, além de garantir a qualidade dos insumos necessários ao processamento de sangue.