O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) presta socorro à população em casos de urgência e emergência, com atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada telefônica gratuita pelo 192.


Quando acionar o Samu

Nos casos que o paciente tem agravos na saúde que podem o levar à morte em poucas horas, como:

  • Ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
  • Casos de intoxicação, trauma ou queimadura;
  • Trabalhos de parto;
  • Tentativas de suicídio;
  • Crises hipertensivas;
  • Acidentes com vítimas;
  • Choque elétrico;
  • Acidentes com produtos perigosos.

Dicas que auxiliam no atendimento do Samu

  • Identificar-se e dizer qual é o problema que está ocorrendo;
  • Responder às perguntas efetuadas pela telefonista de forma clara e correta;
  • Ao conversar com o médico, tentar informar qual é o problema com precisão. Tratando-se de pessoa conhecida, falar também sobre doenças prévias, medicações e a evolução dos sintomas. Verificar se a pessoa está acordada ou não. Essas informações permitirão que o médico mande o melhor recurso para cada tipo de atendimento;
  • Em caso de acidente, procurar identificar quantas vítimas há no local, se existe alguma delas presa nas ferragens, o estado de consciência das mesmas, como e o que, de fato, aconteceu, seguindo as orientações do médico ao telefone;
  • Solicitar para outra pessoa esperar e sinalizar para a ambulância quando a mesma estiver chegando no local.

Importante

  • Evitar sobrecarregar o sistema com outros problemas que não se caracterizam como urgência e emergência;
  • Orientar as pessoas, em especial as crianças, para que não façam trotes com o serviço. O tempo e os recursos gastos com isto podem atrasar o atendimento a um paciente em situação de ameaça à vida;
  • O Samu não faz transportes, não recolhe pessoas das ruas e não faz consultas domiciliares em pacientes que não estão em situações de urgência e emergência (risco de morte).