1. Início
  2. Serviços
  3. Saúde

Serviço Municipal de Infectologia

Descrição

Agrega diferentes ambulatórios sob uma diretriz única de trabalho, oferecendo à população um atendimento mais completo dentro da área da infectologia.


Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

Promove ações de diagnóstico e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. Realiza testes para HIV, sífilis e hepatites B e C. O atendimento é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que orientará sobre o resultado final do exame, independente de ser positivo ou negativo. Para fazer os exames, não há necessidade de encaminhamento, basta procurar o serviço e apresentar o Cartão SUS e um documento de identidade com foto. O CTA também disponibiliza métodos para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, como preservativos masculinos e femininos, além disso, são ofertadas medidas de prevenção do HIV que se utilizam de medicamentos antirretrovirais como:

-Profilaxia Pós-Exposição (PEP) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus (sexo desprotegido ou com rompimento do preservativo).Trata-se de uma urgência médica, que deve ser iniciada o mais rápido possível - preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas. A duração da PEP é de 28 dias e a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de saúde. Para atendimento procurar o CTA em horário comercial (das 07h às 16 horas), noites, finais de semana e feriados o local para atendimento da PEP é UPA Central ou Zona Norte.

- Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. É indicada para gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas transsexuais, trabalhadoras do sexo e parcerias sorodiferentes para o HIV (quando uma das pessoas é infectada pelo HIV; e a outra, não). Contatar o Serviço de Infectologia para orientações e agendamento através do telefone 3223-5531.

Atendimento ao público

Das 7h às 15h.


Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE)

Realiza ações de prevenção, assistência e tratamento às pessoas vivendo com HIV/Aids. Presta atendimento integral aos usuários, por meio de uma equipe de profissionais de saúde composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêutico, assistente social, nutricionista e técnicos de enfermagem. Os usuários são encaminhados ao SAE pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), consultórios particulares ou por procura espontânea do próprio paciente, com agendamento prévio.

Atendimento ao público

Das 7h às 16h.


Ambulatório de Hepatites Virais

Fornece tratamento e acompanhamento para casos confirmados de hepatites virais, principalmente os tipos B e C. Atende pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e consultórios particulares, com agendamento prévio.

Atendimento ao público

Das 7h às 16h.


Ambulatório de Tuberculose

Oferece atendimento médico e de enfermagem a pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado de tuberculose. Atende pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), consultórios particulares ou por procura espontânea do próprio paciente, por meio de agendamento prévio.

Atendimento ao público

Das 7h às 16h.


Ambulatório de Hanseníase

Investiga casos suspeitos de hanseníase e oferece atendimento médico e de enfermagem a pacientes com diagnóstico confirmado da doença, fornecendo o tratamento específico e o acompanhamento necessário. Atende pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), consultórios particulares ou por procura espontânea do próprio paciente, por meio de agendamento prévio.

Atendimento ao público

Das 7h às 16h.


Ambulatório de Patologia Cervical

Atende mulheres que apresentam qualquer tipo de patologia de colo de útero, cuja principal causa é o HPV (Papiloma Vírus Humano). O acesso se dá através de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com agendamento prévio

Atendimento ao público

Das 7h às 16h.