Atendendo aos preceitos do Regulamento Sanitário Internacional- RSI 2005, o Brasil instituiu, por meio da Portaria nº 30, de 07 de julho de 2005- o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). O objetivo é aprimorar a resposta às emergências em saúde pública, a fim de organizar a adoção de ações adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população.
Em nível internacional, o CIEVS Nacional faz parte de uma rede mundial de alerta e resposta (Global Outbreak Alert and Response Network – Goarn), constituída por unidades em vários países com a finalidade de evitar a propagação internacional de doenças, bem como a desnecessária interferência no trânsito e comércio internacionais.
Além da interface com organismos estrangeiros, internamente o CIEVS atua de forma articulada com estruturas estaduais, regionais, municipais e em regiões estratégicas. No Rio Grande do Sul, temos CIEVS Estadual, CIEVS Capital, CIEVS Fronteira (São Borja, Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana) e CIEVS Estratégico (Caxias do Sul e Rio Grande).
O CIEVS Caxias do Sul foi estruturado na Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e instituído por meio do Decreto nº 21.320, de 22 de dezembro de 2020. A finalidade do centro é fomentar a captação de notificações, mineração, manejo e análise de dados e informações estratégicas relevantes à prática da vigilância em saúde, bem como congregar mecanismos de comunicação avançados.
Para entrar em contato, população e profissionais podem encaminhar e-mail para o endereço eletrônico cievs@caxias.rs.gov.br. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 08h às 17h.
Informes Epidemiológicos
Infográficos 2022