Atua na coordenação, em nível municipal, e execução de ações específicas de programas definidos pelo Ministério da Saúde, dentre os quais: Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants), Programa Nacional de Imunizações (PNI), Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), Sistema Nacional de Nascidos Vivos (Sinasc), Programa de Monitoramento da Doença Diarreica (SIVEP-DDA), Programa de Monitoramento da Influenza (SIVEP-GRIPE) e Programa de Doença Transmitida por Alimento (DTA).


Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants)

Faz a vigilância das doenças e agravos não transmissíveis, coordenando e desenvolvendo ações de prevenção de doenças e promoção de saúde. Atualmente o município possui 68 fontes notificadoras de violência.

Instrutivo para preenchimento das fichas de notificação de violência
Publicado dia 01/01/2018 às 08:00

Programa Nacional de Imunizações (PNI)

O objetivo principal do PNI é oferecer à população vacinas com qualidade, tentando alcançar coberturas vacinais de 100%, de forma homogênea, em todos os municípios.

Além das vacinas que integram o Calendário Nacional de Imunizações, o Ministério da Saúde disponibiliza algumas vacinas especiais, indicadas para determinadas doenças. Para ter acesso às vacinas especiais, o usuário deve dirigir-se à Unidade Básica de Saúde com receituário médico justificando a indicação da imunização.

Acesse aqui o Calendário Nacional de Vacinação.

Manual de Referência de Imunobiológicos Especiais
Publicado dia 01/01/2018 às 08:00

Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan)

É alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região.

Portaria n° 204, de 17 de fevereiro de 2016
Publicado dia 01/01/2018 às 08:00

Sistema Nacional de Nascidos Vivos (Sinasc)

Reúne informações epidemiológicas referentes aos nascimentos.

Clique aqui para acessar a estatística de nascidos vivos.


Sistema de Informação de Mortalidade (SIM)

Criado para a obtenção regular de dados sobre mortalidade, de forma abrangente, para subsidiar as diversas esferas de gestão na saúde pública.

Clique aqui para acessar a estatística de óbitos.


Localização

Endereço: Rua Marechal Floriano, nº 421, quarto andar, bairro Centro
Atendimento ao público: das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30
Telefones: (54) 3290.4558 / 3290.4560